Topo

Fla no Maraca: esquema olímpico e 'operação de guerra' após corrida matinal

O Maracanã está de volta para a festa do torcedor carioca após os Jogos Olímpicos - Xinhua/Li Ming
O Maracanã está de volta para a festa do torcedor carioca após os Jogos Olímpicos Imagem: Xinhua/Li Ming

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2016 06h00

Está tudo pronto para o retorno do Flamengo ao Maracanã após quase um ano longe do palco preferido. Todos os 54.424 - carga total de 69.191 - se esgotaram em menos de dois dias e o estádio receberá um grande público para o duelo contra o Corinthians, domingo (23), às 17h (de Brasília). Nem mesmo um problema de última hora tirou a confiança dos responsáveis pelo espetáculo.

Algumas autoridades, incluindo o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), só tomaram conhecimento na última sexta-feira (21) da realização de um evento no Maracanã horas antes da sua reabertura ao futebol. Às 7h30 será dada a largada para uma corrida/caminhada organizada por uma rede de drogarias.

Os percursos de 4km e 8km serão realizados no entorno do estádio. A prova mais longa também passará por ruas do bairro da Tijuca. A premiação está prevista para começar às 8h45 e a expectativa é a de que equipamentos, palco e tendas das equipes de corrida estejam desmontados o mais rápido possível.

“Torço para que tudo seja resolvido antes de iniciarmos o trabalho do jogo. Será uma operação de guerra, mas creio que as coisas estarão arrumadas antes das 14h”, afirmou o comandante do Gepe, Major Sílvio Luiz.

Percurso da corrida que será realizada antes de Flamengo x Corinthians no Maracanã - Reprodução - Reprodução
Percurso da corrida que será realizada antes de Flamengo x Corinthians no Maracanã
Imagem: Reprodução
A preocupação maior do policiamento é a de que toda a estrutura seja recolhida antes da chegada dos torcedores. O objetivo é que nada fique para trás e possa se transformar em arma nas mãos dos mais exaltados.

A operação de reabertura do Maracanã contará com um esquema semelhante ao utilizado recentemente nos Jogos Olímpicos Rio-2016. As ruas no entorno do estádio serão interditadas às 14h (veja abaixo) para facilitar a circulação de torcedores antes, durante e depois da partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sem venda para corintianos

A carga para a torcida do Corinthians é de aproximadamente 3.500 ingressos - 5% do total. Não haverá vendas na hora do jogo e 20 ônibus de organizadas do Alvinegro serão escoltados pela Polícia Militar. A orientação é a de que todos os torcedores entrem cedo e evitem aglomerações próximo de a bola rolar.

“Reparamos que o grande problema nos jogos é esse. Os torcedores ficam na parte externa e resolvem entrar apenas quando faltam poucos minutos para o jogo começar. O número é muito grande e atrasa a entrada de todos. A principal orientação para que as pessoas tenham tranquilidade é a de chegar e entrar cedo no Maracanã. O jogo tem muita demanda, a torcida está com saudade do estádio e precisamos minimizar os prejuízos”, explicou o comandante do Gepe.

O efetivo será de 280 homens do Gepe, 206 policiais do 4º Batalhão, 470 stewards, além de policiais civis e seguranças particulares. Tudo para evitar problemas e promover um retorno inesquecível do Maracanã ao torcedor em sua principal atividade: o futebol.

Confira as interdições para Flamengo x Corinthians

Das 14h às 22h:

- Rua Professor Eurico Rabelo, entre a Av. Maracanã e a Av. Professor Manoel de Abreu;
- Rua Artur Menezes, em toda a extensão;
- Rua Visconde de Itamarati, em toda a extensão;
- Radial Oeste, faixa junto a calçada, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e o Museu do Índio;

Das 18h40m às 22h:

- Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Av. Maracanã e no acesso sentido Centro da Radial Oeste;
- Viaduto de São Cristóvão, no acesso a Avenida Maracanã;
- Alça de acesso da Radial Oeste, sentido Centro, para a Av. Maracanã;
- Rua Mata Machado, em toda sua extensão;
- Avenida Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Presidente Castelo Branco;

Desvios: O acesso de moradores à área interditada será pelas Ruas Paula Sousa e Professor Eurico Rabelo

Será implantado o duplo sentido de circulação das 14h às 22h, nas seguintes vias:

– Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua São Francisco Xavier e Rua Professor Eurico Rabelo;
– Rua Artur Menezes, em toda sua extensão.