Topo

América-MG vence Atlético-PR no fim e mantém Corinthians no G-6

América-MG e Atlético-PR fizeram partida de poucas oportunidades - Thomas Santos/AGIF - Thomas Santos/AGIF
América-MG e Atlético-PR fizeram partida de poucas oportunidades
Imagem: Thomas Santos/AGIF

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 21h51

O América-MG conseguiu nesta segunda-feira um importante resultado para os dois extremos da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Independência pela 32ª rodada da competição, o time do técnico Enderson Moreira superou um jogo de poucas oportunidades e bateu o Atlético-PR por 1 a 0, graças a um gol do zagueiro Éder Lima nos minutos finais.

Na parte de cima da tabela, a derrota custou caro ao Atlético-PR. O time se manteve com 48 pontos e termina a rodada na sétima posição, superado pelo Corinthians – o time paulista foi a 49 após empatar com o Flamengo no Rio de Janeiro e assumiu a sexta colocação, entrando na zona de classificação para a Copa Libertadores da América 2017.

O América-MG, por sua vez, chegou a 24 pontos e deixou a lanterna do Brasileiro. Pior para o Santa Cruz, que permaneceu com 23. De quebra, ainda respirou na briga contra o rebaixamento - os americanos têm 13 pontos de diferença para Sport (16º), com 18 pontos em disputa ainda pela frente.

De volta, André Lima faz jogo apagado
O atacante não atuava desde 21 de setembro, quando se lesionou em partida diante do Grêmio pela Copa do Brasil. Recuperado, o camisa 99 começou a partida como titular e mostrou disposição, tantos nas finalizações quanto nas saídas da área para buscar jogo. No entanto, não conseguiu se sobressair e acabou fazendo um jogo discreto

Pouco exigido, T. Heleno aparece como líbero
Apesar da vitória, o ataque do América-MG pouco pressionou a defesa do Atlético-PR. Assim, o zagueiro Thiago Heleno pôde fazer uma partida mais tranquila. Quando exigido, afastou com segurança; na saída de bola, podem subir mais, mostrou um bom aproveitamento nos passes.

Apagado, Nixon viu seu reserva melhor
Se sua equipe pouco conseguia atacar, Nixon fatalmente não conseguiu aparecer. Porém, ao ser substituído, viu seu reserva Michael ajudar a criar momentos de perigo.

Autuori x Enderson: a busca por uma brecha
Visitante, o técnico Paulo Autuori começa o jogo ocupando a intermediária do América-MG, buscando por espaço para entrar na área. A expectativa era de que o time de Enderson Moreira se recuasse na primeira etapa, mas saísse em busca de um gol na segunda. Não aconteceu, e os times seguiram fazendo um duelo de muito estudo e pouca ação até o fim do jogo.

Vitória tira América-MG da lanterna
Os três pontos em Belo Horizonte ajudaram o América-MG a deixar a última colocação do Campeonato Brasileiro. Com 24 pontos em 32 jogos, deixou para trás o Santa Cruz, que perdeu em casa para o Botafogo na quarta-feira e permaneceu com 23 pontos.

América-MG se fecha e cria pouco
Em um jogo de início pouco dinâmico, coube ao América-MG criar a primeira boa chance: aos 26 min da etapa inicial, Ernandes cruzou rasteiro e Nixon chegou atrasado, perdendo boa oportunidade para abrir o placar. No segundo tempo, aos 7 min, Jonas cruzou pela direita e Juninho cabeceou com perigo, rente à trave de Weverton. Nos minutos finais, Michael entrou no lugar de Nixon e se mostrou mais arisco, em especial com duas tentativas aos 35 min – mas também sem convertê-las. No fim, coube a Éder Lima marcar o gol da vitória aos 39 min, aproveitando cobrança de escanteio pela esquerda.

Atlético-PR esbarra na falta de espaços
Aproveitando-se da fragilidade do rival, o Atlético-PR entrou em campo tentando propor o jogo, tocando a bola em busca de espaços e segurando o América-MG em sua defesa. Na hora de criar jogadas, porém, careceu de criatividade, em especial no primeiro tempo. No segundo, o time tentou chegar aos 22 min, no cruzamento de Léo na área para Giovanni, que se enroscou com Jonas e caiu pedindo pênalti.

Próximos compromissos
O Atlético-PR volta a entrar em campo no sábado (29), quando recebe o Cruzeiro na Arena da Baixada pela 33ª rodada, às 16h30 (horário de Brasília). Dois dia depois, na segunda-feira (31), o América-MG hospeda o São Paulo às 20h.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 0 ATLÉTICO-PR

Data: 24/10/2016 (segunda-feira)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Rodrigo F. H. Corrêa (Fifa-RJ) e Miguel C. R. da Costa (SP)
Renda: R$ 7.450,00
Público: 1.315 pagantes
Cartões amarelos: Nenhum
Gols: Éder Lima, aos 39 min do 2º tempo (AMG)

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Jonas, Éder Lima, Messias (Makton) e Ernandes; Juninho e Leandro Guerreiro; Danilo Barcelos, Tony e Matheusinho (Renato Bruno); Nixon (Michael)
Técnico: Enderson Moreira

ATLÉTICO-PR
Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Renan Lodi (Nicolas); Otávio e Hernani; Matheus Rossetto (Nikão), Lucho González e Lucas Fernandes (Giovanni); André Lima
Técnico: Paulo Autuori