Federação aciona STJD, e Santa pode perder pontos por salários atrasados

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/Santa Cruz

    Funcionários entraram em greve na semana passada por conta dos salários atrasados

    Funcionários entraram em greve na semana passada por conta dos salários atrasados

Nada é tão ruim que não possa piorar. A frase parece se encaixar perfeitamente ao Santa Cruz, que não para de acumular problemas tanto dentro como fora de campo. Quase rebaixado para a Série B, com um jogador pego no exame antidoping e podendo ver o Arruda ir a leilão, o clube coral recebeu mais uma notícia ruim: corre risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma queixa contra o Santa Cruz por atraso de salários. De acordo com a reclamação da entidade, o clube pernambucano completou três meses de inadimplência junto ao elenco de jogadores e quatro meses aos funcionários.

Diante da situação, a Fenapaf pediu ao Tribunal que houvesse uma cobrança para comprovação da quitação desses débitos, sob pena do Santa Cruz sofrer as sanções previstas no Regulamento Geral das Competições (RGC) e Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

A punição prevista é da retirada de três pontos por partida disputada com inadimplência. A reclamação da entidade que representa os atletas de futebol se baseia no 'Fair Play Trabalhista', implantado pela Confederação Brasileira de Futebol em 2015.

De acordo com a regra, "o clube que, por período igual ou superior a 30 dias, estiver em atraso com o pagamento de remuneração, devida única e exclusivamente durante a competição, conforme pactuado em Contrato Especial de Trabalho Desportivo ao atleta profissional registrado, ficará sujeito à perda de três pontos por partida a ser disputada, depois de reconhecida a moral e o inadimplemento por decisão do STJD".

Segundo informou a assessoria de imprensa do STJD ao UOL Esporte, o Santa Cruz tem até quarta-feira para se manifestar sobre a denúncia. O departamento jurídico do clube coral já elabora uma defesa que será ajuizada nesta terça-feira.

Quer receber notícias do Santa Cruz de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos