Topo

Grêmio prepara Bolaños para dar descanso a Douglas. Mas sente carência

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/10/2016 07h49

Douglas não conseguirá disputar todos os jogos até o fim da temporada. O camisa 10 do Grêmio precisou ser preservado no Gre-Nal e a comissão técnica entende que não é o momento para, aos 34 anos, ele se esforçar tanto. Por isso, atendeu o pedido de Miller Bolaños para mudar de posição e prepara o equatoriano para ocupar a vaga do "maestro" da equipe. 

"O Douglas faz falta para qualquer equipe. Ele pensa, é o cérebro do time. Mas é o que eu falo. Ele tem 34 anos e vem de uma série de jogos. Não pode jogar a cada três dias. Precisava reforçar musculatura, ele ficou de fora e coloquei ali o Bolaños. Ele tem uma qualidade muito grande, mas temos que levar em consideração a parada muito grande. Falta ritmo de jogo. Ele só vai readquirir jogando. Tirei ele quando tivemos um jogador expulso porque não iria aguentar", falou o técnico Renato Gaúcho. 
 
A utilização de Miller Bolaños como armador é um pedido do jogador. Segundo ele, a posição de centroavante o faz perder rendimento. Depois de uma série de lesões na temporada, duas cirurgias que podem virar três ao fim do ano, o jogador finalmente espera justificar o investimento de R$ 20 milhões em sua chegada. 
 
Porém não será tão rápido. Miller ainda precisa de ritmo de jogo. Ficou muito tempo afastado e no clássico, mesmo com boa atuação, não conseguiu fazer o que o dono da camisa 10 faz: municiar o ataque tricolor. 
 
"Muitas vezes o jogador quer, e eu sei porque fui jogador, mas não consegue. Quando se fica uma semana parado, é uma coisa, mas quando fica 40 dias parado, seja de qualquer idade, vai tropeçar na bola ao voltar. É normal. Tem que se reacostumar a jogar. O que eu pedi para ele, ele fez. Falei para atuar na posição do Douglas, encostando no Luan. Às vezes não adianta ter vontade, não consegue fazer", explicou Renato. 
 
Bolaños é alternativa por causa da condição física de Douglas. Um dos mais utilizados na temporada, o armador já não conseguiu jogar o clássico deste domingo, que terminou 0 a 0. Deve retomar titularidade contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, mas não atuará em seguida, diante do Figueirense, porque o Grêmio estabeleceu que utilizará time reserva. 
 
Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta segunda-feira e iniciam preparação para a semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o Cruzeiro será disputado na quarta-feira, em Minas Gerais.