Flamengo é denunciado por copo arremessado e pode até perder mandos no STJD

Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

O Flamengo foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo copo arremessado pela torcida na partida diante do Corinthians, no domingo, no Maracanã. O rubro-negro foi denunciado no artigo 213, III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê pena máxima de perda de mando entre uma e dez partidas na competição.

O lance denunciado foi o arremesso de um copo que atingiu o corintiano Marquinhos Gabriel durante comemoração de gol do alvinegro. O copo era de plástico e estava cheio de água, atingindo o atacante alvinegro perto do rosto.

Apesar de possível, a perda de mandos de jogo é punição improvável para o Flamengo: o CBJD prevê que essa pena deve ser aplicada em casos chamados "de elevada gravidade" ou que "prejudiquem o andamento" da partida. A situação de domingo não causou lesões graves a Marquinhos Gabriel, e nem interrompeu o andamento do jogo.

O responsável pelo arremesso do copo foi identificado e entregue às autoridades. Além do episódio, o Maracanã foi palco de provocações entre corintianos e flamenguistas e, na sequência, confronto entre torcedores visitantes e a Polícia Militar.

O STJD aplicou punição ao Corinthians, proibindo a entrada das torcidas organizadas e determinando o fechamento do setor norte da Arena Corinthians. Por enquanto, não houve nenhuma punição ao Flamengo.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos