Topo

Duelo com o Flamengo vira jogo do ano para o Atlético-MG seguir sonhando

Jogadores do Atlético-MG acreditam que vitória sobre o Flamengo mantém vivo o sonho do título - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Jogadores do Atlético-MG acreditam que vitória sobre o Flamengo mantém vivo o sonho do título Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

29/10/2016 06h00

O Atlético-MG aparece na terceira colocação, oito pontos atrás do líder Palmeiras. Neste sábado, no entanto, torcida, jogadores, comissão técnica e diretoria esperam fechar o dia somente cinco pontos atrás do primeiro colocado. Para que isso seja possível, o Atlético precisa vencer o Flamengo, às 16h30, no Mineirão, além de torcer pela derrota do Palmeiras, que visita o Santos, na Vila Belmiro, um pouco mais tarde.

Desta forma, o confronto com o Flamengo é tratado como o jogo do ano na Cidade do Galo. Além da perseguição ao líder, a partida é um confronto direto entre dois postulantes ao título nacional. Somente dois pontos separam os dois times, e o Atlético pode terminar a rodada na vice-liderança, em caso de triunfo. O fato de ser um clássico nacional também faz o duelo ganhar um tempero especial, tanto que são esperados mais de 40 mil torcedores no Mineirão, fazendo assim o jogo com maior público do clube mineiro neste Brasileirão.

“É muito importante essa presença de público, presença maciça da torcida do Atlético. Isso aumenta a nossa responsabilidade e também nossa condição de vencer. Tenho dito que todos os jogos do Campeonato Brasileiro têm um caráter decisivo, são importantes, não temo uma final única. Mas esse, especificamente, é um jogo-chave. É o jogo do ano para gente e temos de estar bem fortes, pois o Flamengo vem bem”, comentou o técnico Marcelo Oliveira, bicampeão nacional com o Cruzeiro em 2013 e 2014.

Terminar a rodada cinco pontos atrás do Palmeiras seria uma motivação extra para a reta final do Brasileiro. Embora a diferença ainda seja grande, ainda assim seria menor do que em 2012 e 2015, quando o Atlético terminou como vice-campeão nacional, superado por Fluminense e Corinthians, respectivamente.

“Esse jogo tem um peso, porque é confronto direto, que nos coloca com chance de título, que é nosso objetivo. Mas quando se trata de clássico nacional, com mais de 30 mil ingressos vendidos e a gente jogando em casa, empolgados, vamos fazer de tudo para vencer mais uma vez. Estamos confiantes. Vamos transformar essa responsabilidade em coisas boas para deixar nosso torcedor feliz para encostar no Palmeiras”, disse o atacante Fred, o artilheiro do Brasileirão, com 14 gols.

Além da busca por um sonho, que é a conquista do título, a vitória já faria o Atlético entrar para história. Com 12 triunfos seguidos como mandante, o clube mineiro detém ao lado do Santos a maior sequência de vitórias em casa na era dos pontos corridos. Além de estabelecer um novo recorde, os três pontos neste sábado deixariam o Atlético com 62 pontos, uma pontuação jamais alcançada pelo sétimo colocado. Portanto, ainda que não seja de forma oficial, uma vitória sobre o Flamengo é garantir presença na Copa Libertadores de 2017, pela quinta vez seguida.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

Data: 29 de outubro de 2016, o dia
Horário: 16h30 (de Brasília)
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (SC/FIFA) e Alex dos Santos (SC)

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Otero e Cazares (Clayton); Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Fernandinho e Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.