Topo

Missão impossível? Flu já sabe o que precisa fazer para jogar Libertadores

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2016 11h00

O Fluminense se complicou na última sexta-feira ao empatar com o Vitória por 2 a 2 na volta ao Maracanã. Com 48 pontos, o Fluminense pode terminar a rodada bem distante do G6, mas isso não importa no momento, já que o Tricolor depende apenas de suas forças para se classificar para a Libertadores.

Para que isso ocorra, no entanto, o Fluminense terá que cumprir uma complicada missão. Faltam cinco jogos para o time, que precisa de quatro vitórias. Com isso, o Tricolor chegaria aos 60 pontos e dificilmente ficaria fora do G6.

“Estamos devendo para o torcedor. Era jogo para vencer. Não gosto de fazer as contas, mas tínhamos seis jogos e precisávamos vencer quatro e empatar um. Descartamos o empate. Agora precisa de quatro vitorias. A conta é essa. Como conseguir? A partir do próximo adversário. Falei isso no vestiário. Descartamos o empate. Agora é vencer”, explicou Levir Culpi, técnico do Fluminense.

A melhor sequência do Fluminense na temporada ocorreu entre março e abril. Na oportunidade o time teve sequência boa no Campeonato Carioca e Copa do Brasil. Foram cinco vitórias consecutivas: Boavista, Bangu, Madureira, Tombense e Volta Redonda.

No Brasileiro, porém, a irregularidade tem sido bem maior. Prova disso é que o Fluminense conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas pela primeira vez na 20ª rodada, quando derrotou o Santa Cruz, em Recife, após já ter batido o América-MG na rodada anterior.

Em seguida, a melhor sequência do Tricolor no Brasileiro ocorreu nos triunfos diante Grêmio, Corinthians e Sport. O problema é que a vitória diante dos pernambucanos foi o último do Fluminense, que emplacou cinco jogos sem vencer.

"Podemos jogar mais. As derrotas às vezes são coincidências. Jogamos algumas partidas melhor que o adversário e perdemos. Faz parte. O fato é que a somatória de resultados negativos implica na saída do técnico, na troca de jogadores, várias coisas", finalizou Levir Culpi.

Quer receber notícias do Fluminense de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.