Sem definição para 2017, Lucas Pratto chega a 100 jogos pelo Atlético-MG

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Atlético-MG

    Argentino está em boa fase, mas ainda não tem futuro garantido no Atlético

    Argentino está em boa fase, mas ainda não tem futuro garantido no Atlético

Autor de um dos gols do Atlético no empate por 2 a 2 contra o Flamengo, o atacante Lucas Pratto recuperou sua boa fase no time mineiro. Maior artilheiro gringo em toda história do clube, o argentino já contabiliza seis gols nos últimos dez jogos e está a um compromisso de alcançar seu centésimo jogo pela equipe. Mas nem toda sua história no Galo pode fazer com que o "Urso" fique em Belo Horizonte. Apesar do contrato até dezembro de 2018, a diretoria atleticana não esconde que pode negociá-lo na próxima janela para equilibrar as finanças do clube.

A intenção e necessidade do Atlético em fazer dinheiro com o atacante não começou por causa ou apenas depois da chegada de Fred. No início deste ano, Pratto foi um dos jogadores mais assediados e foi colocado na lista de negociáveis em caso de uma eventual proposta que à altura. As ofertas até vieram, principalmente do mercado chinês, mas a diretoria conseguiu fazer seu caixa com a venda do zagueiro Jemerson e, por isso, o argentino acabou permanecendo. Meses depois, o futebol espanhol também se interessou pelo jogador, mas o clube considerou os valores muito abaixo do que pretendem vender o camisa 9 (10 milhões de euros).

Nesta quarta-feira, Pratto irá completar seu jogo de número 100 pelo Atlético. O confronto será contra o Inter e poderá se tornar ainda mais especial se o time conseguir a vaga para a final da Copa do Brasil. Em duas temporadas, o atacante balançou as redes por 40 vezes, sendo 22 em 2015 e 18 neste ano, o que lhe rendeu a artilharia gringa de todos os tempos no clube. Alguns gols foram mais memoráveis que outros, como, por exemplo, os dois tentos na semifinal do Mineiro de 2015. Recém chegado ao clube, Pratto foi o principal nome da virada contra o Cruzeiro que eliminou o rival do estadual, semanas depois vencido pelo clube alvinegro. Já neste ano, foi dele o gol diante do Racing, que classificou o Galo para as quartas de final da Libertadores.

Apesar de figurar no topo da lista de artilheiros estrangeiros, Pratto ainda está longe de alcançar o mesmo feito no quesito número de jogos entre os gringos. De acordo com os dados do clube mineiro, o lateral-esquerdo Cincunegui é quem entrou em campo por mais vezes com a camisa alvinegra, somando 194 partidas no total. O uruguaio é seguido por ninguém menos que o meia Dátolo, que tem 127 jogos. Na terceira colocação, o goleiro argentino Ortiz encerrou sua passagem no clube com exatos 100 compromissos.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos