Topo

Grêmio mantém 'decisões coletivas' e irá dosar titulares no Brasileiro

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/11/2016 11h00

Cinco ou seis cabeças pensam melhor do que uma. Este é o argumento do técnico Renato Gaúcho para dividir as decisões sobre titulares ou reservas nos jogos do Brasileirão com a direção e a comissão técnica. Na final da Copa do Brasil, o técnico chamará novamente seus pares para fazer a melhor escolha. Mas é certo que a conduta de preservação será mantida, ao menos nas partidas mais próximas da final. 

Na manhã desta sexta-feira (04) os mandos de campo serão definidos. Em sorteio na sede da CBF, pela manhã, Grêmio e Atlético-MG saberão a ordem dos confrontos que determinarão o novo campeão da Copa do Brasil. 
 
Os dois jogos da final, de toda forma, já têm datas confirmadas. Ocorrerão nos dias 23 e 30 de novembro. Até lá serão 20 dias em que apenas o Brasileirão estará no calendário. 
 
"Nós jogamos de acordo com as regras e o calendário. Não temos como ir contra isso. Está definido que teremos esta parada e assim será", disse o técnico Renato Gaúcho após o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro que colocou o Tricolor na final. 
 
A ideia de dosar o elenco principal será mantida, mas não há ainda uma definição absoluta sobre o tema. Contra o Sport, na próxima segunda-feira, a ideia é usar reservas, para preservar o elenco já que o duelo com os mineiros foi muito desgastante. 
 
Em seguida, dia 17, contra o São Paulo, a ideia é utilização do time titular, até para que ninguém perca ritmo de jogo. E depois, diante do América-MG, novamente reservas pois três dias depois há o primeiro jogo da final. 
 
"Nós já trocamos algumas ideias com a direção, é o que eu sempre falo com vocês, cinco ou seis cabeças pensa melhor que uma. Vamos conversar de novo e nessas trocas de ideias buscaremos o melhor para o clube", concluiu Renato. 
 
A reapresentação do elenco gremista já ocorre nesta quinta-feira. Não houve qualquer atleta lesionado diante do Cruzeiro, o que deixa a comissão técnica tranquila visando os duelos decisivos.