Topo

O que Keno e Raphael Veiga podem acrescentar a este Palmeiras em 2017

Keno recebeu muitos elogios do antigo técnico Milton Mendes - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Keno recebeu muitos elogios do antigo técnico Milton Mendes Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/11/2016 06h00

A 10 pontos de quebrar um jejum histórico de 22 anos e conquistar novamente o Campeonato Brasileiro, o Palmeiras definitivamente possui um dos melhores elencos do país. Para 2017, a ideia é reforçá-lo ainda mais, e dois nomes se encontram encaminhados: Keno e Raphael Veiga, nomes que acrescentariam novas características ao elenco.

Para dar um panorama do que a dupla pode colaborar na próxima temporada, o UOL Esporte procurou dois profissionais próximos do meia e do atacante, que chamaram a atenção depois de bom desempenho no Campeonato Brasileiro.

Milton Mendes, que comandou Keno no Santa Cruz e no Paraná, e Dirceu Kruger, ídolo histórico do Coritiba e um dos coordenadores da base do clube paranaense, auxiliaram o futuro treinador palmeirense, caso as negociações tomem os rumos esperado e se concretizem.

Segundo ambos, o torcedor do clube de Palestra Itália e Cuca, se permanecer no Palmeiras, podem se animar com os prováveis reforços para a próxima temporada.

'Irreverência de um Neymar'

A melhor temporada de Keno contou com o trabalho de Milton Mendes. O técnico que levou o Santa Cruz aos títulos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste prevê sucesso do atacante em um grande centro do futebol brasileiro. A comparação soa até como ousada.

"Sempre vi muita qualidade nele. Uma vez, brincando, disse que no Brasil possuía apenas um jogador com a irreverência dele: o Neymar. Ele é irreverente com a bola com muita felicidade; o Keno domina e o adversário não sabe o que ele vai fazer", declarou à reportagem.

Milton Mendes trabalhou em duas oportunidades com Keno. Antes de dirigir o atacante de maneira vitoriosa no Santa Cruz em 2016, o técnico testemunhou a evolução do atleta de 27 anos no Paraná Clube, clube no qual trabalhou na temporada 2014.

"No Santa Cruz, vi um Keno mais seguro, mas com os mesmos defeitos de anteriormente. No Santa Cruz, atendeu bem às minhas solicitações, cresceu e foi o melhor do campeonato. Ele é um menino educado e trabalhador. A equipe que contratá-lo ficará bem servida", afirmou.

Para o atleta brilhar em 2017, ano no qual deve defender o Palmeiras, Milton Mendes deu uma recomendação: sempre desafiar o atacante. "É um jogador que precisa de estímulos diários para crescer, evoluir e ter metas na vida ele. É um atacante de qualidade enorme, bom em vários sistemas", disse o treinador, antes de 'facilitar' o trabalho do próximo comandante de Keno.

"No 4-3-3, pode atuar pelos dois lados por ser um jogador irreverente e de muita qualidade técnica, além de uma finalização ótima de perna direita. No 4-3-2-1 pode atuar pelo lado esquerdo para fechar a diagonal por dentro. No 4-4-2, pode ser um dos homens da frente, pronto para entrar no espaço vazio. Ele tem uma arrancada muito boa e é ótimo no um contra um. Recebendo a bola no último terço do campo, desequilibra", elogiou Milton Mendes.

'Muita técnica e visão de jogo'

Um dos maiores ídolos da história do Coritiba, Dirceu Kruger atua como um dos coordenadores da base e acompanhou de perto a evolução de Raphael Veiga. O 'Flecha Loira', como ficou conhecido no clube durante a histórica passagem durante a década de 1960, enxerga grandes qualidades no meia alvo do Palmeiras para 2017.

"Ele é um jogador que tem técnica, muita técnica e visão de jogo. Este é o forte dele. Chuta bem também, é um jogador que tem muitas qualidades", disse, em rápido contato por telefone com a reportagem.

O Palmeiras pode esperar um jogador versátil no meio-campo e de boa movimentação, além de criativo. Raphael Veiga é analisado como um atleta de muito potencial dentro da Academia de Futebol.

"Raphael Veiga é um jogador que circula; ele não é um jogador que produzirá em só um setor como no meio ou aberto", resumiu um dos grandes nomes da história coxa-branca.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.