Topo

O que mudou para Noguera sair de 'esquecido' a titular no Santos

Noguera será titular ao lado de David Braz na zaga do Santos contra a Ponte Preta - Divulgação/SantosFC
Noguera será titular ao lado de David Braz na zaga do Santos contra a Ponte Preta Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

04/11/2016 06h00

O zagueiro Noguera será titular do Santos contra a Ponte Preta, sábado (5), às 21h (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o que mudou para o argentino sair de 'esquecido' a titular?

Tudo aconteceu em menos de um mês. O UOL Esporte apurou que Noguera seria emprestado ou dispensado pela diretoria santista no final do ano, mas o gol de cabeça que livrou o Santos da derrota no amistoso contra o Benfica, no dia 8 de outubro, mudou a história do jogador no clube.

Noguera carregava fama de preterido por Dorival Júnior pelo fato de ter sido contratado sem a indicação do treinador. Além disso, a comissão técnica não aprovou o jogador durante os treinamentos no CT Rei Pelé. Torcedores, conselheiros e dirigentes se dividem entre estas duas opções ao discutirem sobre o não aproveitamento do defensor.

No clube existe a ala que acredita que Noguera foi prejudicado pela “birra” de Dorival, enquanto outros defendem o treinador e, inclusive, até alegam que a sequência de jogos provará que Dorival tinha razão por demorar três meses para relacionar o argentino para um jogo da equipe santista.

Além do gol contra o Benfica, Noguera foi beneficiado pelo fato de seu concorrente a zagueiro reserva relacionado para os jogos, o jovem Lucas Veríssimo, ter cometido dois pênaltis no amistoso contra o Benfica. Os erros de Veríssimo irritaram torcedores e o próprio Dorival.

Para ajudar, Noguera ganhou a primeira chance de titular uma semana depois do amistoso contra o português. A oportunidade ocorreu contra o Grêmio, na Vila Belmiro, já que o titular Luiz Felipe estava suspenso. O argentino repetiu a dose e salvou o Santos da derrota ao marcar novamente de cabeça o gol de empate.

Os gols aumentaram a pressão para Dorival, já que a torcida santista se manifestou nas redes sociais pedindo a utilização de Noguera.

“A gente sempre olha as mensagens da torcida e me sinto bem confortável com os elogios. Preciso seguir demonstrando o bom futebol para assegurar uma posição entre os titulares. Com tranquilidade (titularidade), eu sempre quero ter uma sequência, é a reta final do campeonato, sabemos da importância dessas cinco rodadas, quero ajudar a equipe”, afirmou Noguera.  

Apesar dos gols e do lobby da torcida, a promoção ao time só ocorreu mesmo devido as lesões ligamentares nos joelhos da dupla de zaga titular – Gustavo Henrique e Luiz Felipe, que passaram por cirurgias e só voltam aos gramados daqui a seis meses. Com isso, de quinta opção, Noguera assumiu a posição ao lado de David Braz.

“Todo jogador que tem uma sequência vai jogar com mais confiança. Tenho que tratar de fazer o que o Luiz (Felipe) e o Gustavo (Henrique) vinham fazendo, para que a torcida não sinta tanta falta deles. Espero corresponder”, concluiu.