Topo

Santos inicia decisões contra a Ponte Preta e tem motivos para se animar

O atacante Ricardo Oliveira durante treino do Santos - Ivan Storti/ Santos FC
O atacante Ricardo Oliveira durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/11/2016 16h00

O Santos inicia neste domingo (6), diante da Ponte Preta, às 11h (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, a série de decisões pelo título do Campeonato Brasileiro. E, se depender do retrospecto recente diante dos campineiros, a equipe do técnico Dorival Júnior pode continuar sonhando com a conquista que não alcança há 12 anos.

Os santistas levaram a melhor em todas as decisões. Foram dois encontros em mata-matas pelo Paulista, de 2011 e 2014, ambos vencidos pelos santistas em jogo único: 1 a 0 e 4 a 0, respectivamente.

A conta ainda aumenta se considerado o jogo decisivo de 2009, quando Santos e Ponte se enfrentaram pela última rodada da fase de classificação disputando uma vaga. O Santos perdia por 2 a 0, em Campinas, mas virou com três gols de Kleber Pereira e uma arbitragem polêmica.

O Santos voltou a acreditar em título após a vitória por 1 a 0 no clássico com o Palmeiras, no último domingo, que o colocou no grupo dos três primeiros colocados do Brasileiro, a seis pontos do rival, líder da competição.

"Claro que ficaria difícil [se perdermos a partida]. Enquanto houver chances matemáticas, vamos brigar e lutar pelo título. Temos que pensar jogo a jogo. Não adianta torcer para o Palmeiras tropeçar e tropeçarmos, também. Temos que fazer a nossa parte e ver o que vai acontecer com eles", disse o meia Jean Mota.

Na ocasião, a equipe foi favorecida pela rodada que contou com o tropeço de Flamengo e Atlético-MG, concorrentes diretos, que empataram em confronto direto. A sequência santista ainda tem Ponte (fora), Vitória (casa), Cruzeiro e Flamengo (fora) e o América-MG (casa).

O discurso otimista principalmente dos jogadores, mas também já adotado por Dorival, se apoia no fato de a equipe ter vivido situação semelhante a cinco rodadas do fim do primeiro turno. Chegou na 19ª rodada na liderança, mas uma derrota inesperada para o América-MG tirou o título simbólico.

A equipe vive bom momento, venceu oito e empatou uma das últimas dez partidas realizadas na competição. A contrapartida é manter a condição de defesa menos vazada com mais uma baixa, a perda do zagueiro Luiz Felipe, que sofreu ruptura parcial do ligamento cruzado do joelho direito. O substituto será o argentino Fábian Noguera.

Para a partida, o Santos também não contará com o meio-campista Lucas Lima, que cumprirá suspensão. O retorno de Vitor Bueno, recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, está confirmado.

"Dá aquele frio na barriga, um pouco parecido de quando estreei, pois nunca tinha machucado. Estou muito ansioso e com a confiança lá em cima. Preciso manter o nível, é normal perder um pouco do físico, por isso que vim ao CT e treinei até os dias de folga para ficar bem", afirmou o camisa 18.

A Ponte, por sua vez, deverá ter apenas Douglas Groli no lugar de Fabio Ferreira como novidade. O técnico Eduardo Baptista testou uma série de modificações ao longo da semana para tentar quebrar a série negativa de duas derrotas na competição.

O time já não conta mais com o centroavante Roger, que teve o seu contrato rescindido após assinar um pré-contrato com o Botafogo.

Ficha Técnica – Ponte Preta x Santos

Data e horário: domingo, às 11h (de Brasília)
Local: Moisés Lucarelli, Campinas-SP
Arbitragem: Braulio da Silva Machado-SC
Auxiliares: Neuza Ines Back e Alex dos Santos (ambos de SC)
Transmissão na TV: Premiere
 
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Douglas Groli e Reinaldo; João Vitor, Wendel, Maycon e Clayson; William Pottker e Felipe Azevedo. Técnico: Eduardo Baptista.
 
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Fabián Noguera e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno, Jean Mota e Copete; Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.
 

Relembre os últimos confrontos decisivos entre as equipes:

23/4/2011 - Santos 1 x 0 Ponte Preta - Vila Belmiro - Paulista (quartas de final)
26/3/2014 - Santos 4 x 0 Ponte Preta - Vila Belmiro - Paulista (quartas de final)
5/4/2009 - Ponte Preta 2 x 3 Santos - Moisés Lucarelli - Paulista (1ª fase)