Pior ataque desde 2007. Outra explicação para a fase do Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ricardo Duarte/Internacional

    Aylon tem 14 gols no ano e é um dos artilheiros do Inter. Time já marcou 82 vezes

    Aylon tem 14 gols no ano e é um dos artilheiros do Inter. Time já marcou 82 vezes

Esqueça as estatísticas atuais do Internacional. Os quatro jogos sem vitória, o jejum de cinco meses sem ganhar fora de casa, a 16ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Há outro número que ajuda a explicar a fase do clube gaúcho. O desempenho do ataque é o pior do Colorado nas últimas nove temporadas.

Desde 2007, o Inter não marca tão poucos gols. Neste ano, o time balançou as redes apenas 82 vezes em 63 partidas.

Se a média de gols do Internacional no Brasileirão for mantida, a equipe fechará o ano com 87 gols marcados em 68 partidas. Esta previsão renderá média de 1,27 gol por jogo.

A comparação com os outros anos mostra a carência. Em 2015, o Inter marcou 99 gols em 75 jogos. Um ano antes o Colorado anotou 111 vezes em 67 partidas.

Em 2013, quando chegou a ter risco matemático de queda para a Série B até a última rodada, o Internacional converteu 102 gols em 68 jogos. Em 2012 foram 105 bolas na rede em 69 partidas. Uma temporada antes, 120 em 71 compromissos.

No ano em que venceu a Copa Libertadores pela segunda vez, a média de gols foi de 1,51 no Beira-Rio. Com 115 bolas na rede em 76 partidas. Em 2009, foram 76 jogos e 156 gols. Em 2008, o registro aponta 132 gols em 76 compromissos.

O único desempenho pior fica na conta de 2007. Ainda de ressaca pelas conquistas históricas da primeira Libertadores e do Mundial de Clubes, em cima do Barcelona, o Inter jogou 46 vezes e marcou 61 gols. Na temporada das glórias, foram 56 partidas e 80 gols.

A escassez de gols também se revela na lista de artilheiros do time. Vitinho e Aylon lideram o ranking com 14 bolas na rede. Eduardo Sasha vem logo atrás com 13 e Luis Manuel Seijas, que estreou em julho e atualmente é reserva, ocupa o quarto lugar com cinco gols – ao lado de Andrigo e Anderson.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x INTERNACIONAL

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 6 de novembro de 2016 (domingo)
Horário: às 17h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (Fifa/PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (Fifa/PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

PALMEIRAS: Jailson; Fabiano (Thiago Santos), Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê e Moisés; Allione (Alecsandro), Cleiton Xavier e Dudu; Gabriel Jesus
Técnico: Cuca

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Ceará, Paulão, Ernando e Geferson; Anselmo, Rodrigo Dourado, William, Anderson e Alex; Aylon
Técnico: Celso Roth

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos