Topo

Santos vira contra Ponte, assume vice-liderança e pressiona Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

06/11/2016 12h58

Foi no sufoco, mas o Santos buscou a virada contra a Ponte Preta neste domingo (6), no Moisés Lucarelli, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Com gols de Copete e Ricardo Oliveira, o clube visitante venceu por 2 a 1 e deixou o Flamengo para trás na classificação. De quebra, pressionou o líder Palmeiras, que ainda joga no complemento da 34ª rodada.

A equipe treinada por Dorival Júnior foi aos 64 pontos, um a mais que o Flamengo e três a menos que o Palmeiras. Já a Ponte ficou com 45, em décimo, agora mais distante das chances de G-6. Os santistas só voltam a campo no dia 17 de novembro, contra o Vitória, na Vila Belmiro. A equipe de Campinas, por sua vez, visita o Inter no mesmo dia.

Dorival Júnior vai para o tudo ou nada por vitória

O técnico Dorival Júnior tomou uma decisão ousada após o intervalo da partida em Campinas. Necessitando a vitória para seu time atingir os objetivos almejados no campeonato, o treinador tirou o zagueiro Noguera no intervalo, quando a Ponte vencia por 1 a 0, e deixou o Santos com apenas um defensor central de origem, David Braz. Mais solto, o time visitante cresceu em campo e alcançou o empate. O que se viu na sequência foi uma blitz santista atrás da virada, que teve sucesso aos 43min.

Vitor Bueno retorna de lesão chamando responsabilidade

O meia-atacante Vitor Bueno, artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro, voltou a atuar após ficar afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular. Posicionado pela direita do ataque, o jogador mostrou boa movimentação e foi o principal articulador santista. No entanto, pela apatia de seus companheiros de frente, o bom retorno de Vitor aos gramados pouco influiu no resultado da partida. Curiosamente, seu substituto, Léo Cittadini, mudou o jogo e participou dos dois lances que resultaram na vitória santista

David Braz faz pênalti e perde chances claras de gol

A atuação da David Braz teve grande influência no resultado da partida. O zagueiro tomou uma decisão precipitada no primeiro tempo, ao atropelar Wendel dentro da área no lance que resultou no pênalti - e posteriormente no gol - a favor da Ponte Preta. Ainda na etapa inicial, ele teve a melhor oportunidade do empate criada pelo Santos nos pés, mas mandou por cima do travessão de Aranha. O defensor melhorou após o intervalo, mostrando mais segurança atrás, mas voltou a falhar no ataque pouco após o gol de empate santista, quando tinha só o trabalho de empurrar para as redes o que seria então gol da virada.

Santos toma iniciativa, mas sofre com desfalques

Pela necessidade de vencer para garantir permanência no G-3 e também pressionar o Palmeiras em busca de uma improvável conquista do Brasileiro, o Santos tomou iniciativa contra a Ponte Preta. No entanto, além de Vitor Bueno, a equipe visitante foi pobre no ataque na etapa inicial. Na defesa, por outro lado, as ausências de Luiz Felipe e Gustavo Henrique foram sentidas, especialmente pela insegurança de David Braz. A postura foi a mesma no segundo tempo, com o resultado inverso. Depois de tanto insistir, Ricardo Oliveira se aproveitou de um rebote de Aranha para mandar para as redes. A pressão só aumentou, e aos 43min do segundo tempo Copete fez o gol da virada.

Ponte mostra força sem Roger, mas cede no fim

Após a rescisão do veterano atacante Roger, a Ponte Preta esteve apática no início da partida, indo pouco para campo de ataque, mas mostrou força na retaguarda. No melhor lance criado no primeiro tempo, a equipe de Campinas não desperdiçou. Wendel foi lançado nas costas de David Braz, que o derrubou antes da finalização. Pênalti para a Ponte, cobrado com perfeição por William Pottker, que colocou os mandantes na frente. Recuada, a equipe do interior pouco produziu na etapa complementar e acabou cedendo à pressão adversária no fim.

Ficha técnica

Ponte Preta 1 x 2 Santos
Data:
6/11/2016
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Hora: 11h (de Brasília)
Gols: Willian Pottker, 21' do primeiro tempo (Ponte Preta), Ricardo Oliveira, 21', Copete, 43' do segundo tempo (Santos)

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Noguera (Yuri) e Zeca; Renato, Thiago Maia e Jean Mota (Arthur); Victor Bueno (Léo Cittadini), Ricardo Oliveira e Copete. Técnico: Dorival Júnior.

Ponte Preta: Aranha, Nino Paraíba, Antônio Carlos, Douglas Grolli e Reinaldo; João Vítor (Abuda), Wendel (Thiago Galhardo), Maycon (Elton) e Rhayner; Willian Pottker e Clayson. Técnico: Eduardo Baptista

Quer receber notícias do Santos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.