Topo

Cinco motivos para acreditar que o Vitória vai escapar do rebaixamento

Vitória ainda faz duas partidas em casa nesta reta final do Brasileirão - WALMIR CIRNE / COOFIAV
Vitória ainda faz duas partidas em casa nesta reta final do Brasileirão Imagem: WALMIR CIRNE / COOFIAV

Do UOL, em São Paulo

12/11/2016 06h00

Com apenas mais quatro rodadas para o término do Campeonato Brasileiro 2016, a distância do Vitória para o Internacional, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, é de apenas um ponto. Apesar do momento ainda delicado, mesmo com o triunfo sobre o Atlético-PR, o time de Salvador se apega a alguns fatos e estatísticas para evitar a queda ao final do torneio.

Torcida rubro-negra cresce

07.abr.2013 - Torcedores do Vitória fazem a festa na Arena Fonte Nova horas antes do clássico Ba-Vi - AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA - AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Imagem: AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Nas duas últimas rodadas atuando no Barradão, diante de Cruzeiro e Atlético-PR, o clube teve quase 50 mil torcedores somados: 27.489 torcedores no primeiro jogo e 21.002 no segundo.

A expectativa para as partidas diante de Figueirense e Palmeiras, as duas últimas da equipe como mandante, é quebrar o recorde do clube obtido contra o Flamengo (28.387). Para isso, a diretoria segue com a promoção de ingressos – R$ 10 a arquibancada e R$ 30 a cadeira.

Em casa, o Vitória alcançou 25 dos 39 pontos conquistados no Brasileirão. Serão duas partidas como mandante até o fim da competição.

Marinho inspirado

Atacante Marinho celebra gol marcado para o Vitória contra o São Paulo - Raul Spinassé/Estadão Conteúdo - Raul Spinassé/Estadão Conteúdo
Imagem: Raul Spinassé/Estadão Conteúdo
Em campo, a esperança é a volta de Marinho nessa reta final. Fora por lesão durante três rodadas (foram três derrotas), o atacante retornou contra o Fluminense e ajudou o time a empatar, ao marcar um dos gols da partida.

Na partida seguinte, contra o Atlético-PR, foi a grande estrela do confronto: fez dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 2.

Com Marinho à disposição, o aproveitamento do Vitória é de 42%, com 28 pontos em 66 disputados. Sem o camisa 7, apenas 11 pontos foram somados em 36 (30,5%).

Confrontos diretos

Coritiba enfrenta Atlético-MG em casa pela 34ª rodada do Brasileirão - Guilherme Artigas/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Guilherme Artigas/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Guilherme Artigas/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Pela frente, o Vitória tem ainda dois concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Na próxima rodada, encara o Figueirense no Barradão. Na partida seguinte, pega o Coritiba, fora de casa. Com duas vitórias diante dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento, o risco de queda diminui.

Sequência dura do rival

Róger Guedes, do Palmeiras, tenta vencer a marcação do Internacional - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress
Outro fator que ajuda a manter a esperança é a sequência dura de adversários do Internacional, clube que está a apenas um ponto do Vitória e é rival direto na luta pela permanência.  A equipe gaúcha faz duas partidas fora de casa e duas como mandante. A tabela do Colorado tem jogos contra Ponte Preta (C), Corinthians (F), Cruzeiro (C) e Fluminense (F).

Critério de desempate

Jogadores do Vitória comemoram gol marcado contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Por último, o clube baiano se apega à vantagem existente nos critérios de desempate diante de pelo menos um de seus concorrentes. Se o time baiano alcançar a pontuação do Coritiba, vencerá no número de triunfos.

Quer receber notícias do Vitória de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.