Cinco motivos para acreditar que o Vitória vai escapar do rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

  • WALMIR CIRNE / COOFIAV

    Vitória ainda faz duas partidas em casa nesta reta final do Brasileirão

    Vitória ainda faz duas partidas em casa nesta reta final do Brasileirão

Com apenas mais quatro rodadas para o término do Campeonato Brasileiro 2016, a distância do Vitória para o Internacional, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, é de apenas um ponto. Apesar do momento ainda delicado, mesmo com o triunfo sobre o Atlético-PR, o time de Salvador se apega a alguns fatos e estatísticas para evitar a queda ao final do torneio.

Torcida rubro-negra cresce

AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Nas duas últimas rodadas atuando no Barradão, diante de Cruzeiro e Atlético-PR, o clube teve quase 50 mil torcedores somados: 27.489 torcedores no primeiro jogo e 21.002 no segundo.

A expectativa para as partidas diante de Figueirense e Palmeiras, as duas últimas da equipe como mandante, é quebrar o recorde do clube obtido contra o Flamengo (28.387). Para isso, a diretoria segue com a promoção de ingressos – R$ 10 a arquibancada e R$ 30 a cadeira.

Em casa, o Vitória alcançou 25 dos 39 pontos conquistados no Brasileirão. Serão duas partidas como mandante até o fim da competição.

Marinho inspirado

Raul Spinassé/Estadão Conteúdo
Em campo, a esperança é a volta de Marinho nessa reta final. Fora por lesão durante três rodadas (foram três derrotas), o atacante retornou contra o Fluminense e ajudou o time a empatar, ao marcar um dos gols da partida.

Na partida seguinte, contra o Atlético-PR, foi a grande estrela do confronto: fez dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 2.

Com Marinho à disposição, o aproveitamento do Vitória é de 42%, com 28 pontos em 66 disputados. Sem o camisa 7, apenas 11 pontos foram somados em 36 (30,5%).

Confrontos diretos

Guilherme Artigas/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Pela frente, o Vitória tem ainda dois concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Na próxima rodada, encara o Figueirense no Barradão. Na partida seguinte, pega o Coritiba, fora de casa. Com duas vitórias diante dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento, o risco de queda diminui.

Sequência dura do rival

Rubens Cavallari/Folhapress
Outro fator que ajuda a manter a esperança é a sequência dura de adversários do Internacional, clube que está a apenas um ponto do Vitória e é rival direto na luta pela permanência.  A equipe gaúcha faz duas partidas fora de casa e duas como mandante. A tabela do Colorado tem jogos contra Ponte Preta (C), Corinthians (F), Cruzeiro (C) e Fluminense (F).

Critério de desempate

Marcello Zambrana/AGIF
Por último, o clube baiano se apega à vantagem existente nos critérios de desempate diante de pelo menos um de seus concorrentes. Se o time baiano alcançar a pontuação do Coritiba, vencerá no número de triunfos.

Quer receber notícias do Vitória de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos