Topo

Inter busca nova palestra motivacional para fugir da Série B

Elenco do time gaúcho já participou de workshop no começo de outubro - Ricardo Duarte/SC Internacional
Elenco do time gaúcho já participou de workshop no começo de outubro Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/11/2016 06h00

O Internacional vai buscar apoio extracampo para a reta final da batalha contra a Série B. Dias antes do jogo contra a Ponte Preta, pela 35ª rodada do Brasileirão, o grupo de jogadores participará de uma nova palestra motivacional. O expediente foi usado em outubro, durante série de três vitórias dentro do Beira-Rio, e agradou direção, comissão técnica e elenco.

O dia do workshop ainda não está definido, mas o encontro será realizado entre segunda e quarta-feira da próxima semana. Na quinta, às 21h (Brasília), o Inter entra em campo.

A palestra será ministrada pela coaching Tânia Zambon, em um hotel próximo ao estádio Beira-Rio. Aos mesmos moldes do evento realizado em 3 de outubro.

Contratada para um plano de ação de curto prazo, Tânia organizou dinâmica de grupo e demais exercícios com os jogadores às vésperas do jogo contra o Coritiba, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquele período, o Inter enfileirou êxitos em casa contra Figueirense (antes do workshop), Coritiba e Flamengo. De lá para cá, o time venceu apenas uma das últimas seis partidas.

O lado emocional foi apontado, desde a incrível série de 14 jogos sem vitória, como o principal problema do Inter. Recheado de jovens, o elenco não desenvolveu lideranças e nem suporte psicológico para aguentar as idas e vindas dos jogos e o sobe e desce na tabela.

Em agosto, com a reforma da diretoria de futebol, o Inter buscou Celso Roth para adotar uma estratégia de jogo. À época, o departamento também tentou contratar Evandro Motta, ex-motivador da seleção brasileira. O acordo não foi possível por conta da agenda do profissional.

Sem Motta, que trabalhou no Inter nas conquistas históricas de 2006, os dirigentes procuraram outra solução. Encontraram Tânia Zambon e fecharam acordo para a reta final da temporada. A agenda da profissional e as viagens da equipe não permitiram encontros mais frequentes. Mas agora, às vésperas de decidir o futuro do clube, o trabalho será retomado.

Dono de 38 pontos, com míseros 37% de aproveitamento, o Internacional é 17º colocado. Nas últimas quatro rodadas, joga duas vezes como mandante e outras duas como visitante. O cálculo para fugir da degola exige entre sete e nove pontos.