Após três anos, Cuca reencontra torcida do Atlético-MG. Como será recebido?

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Cesar Greco/Fotoarena

    O técnico Cuca durante treino do Palmeiras na Toca da Raposa, em Belo Horizonte

    O técnico Cuca durante treino do Palmeiras na Toca da Raposa, em Belo Horizonte

No dia 14 de dezembro de 2013, o técnico Cuca admitiu que tinha uma proposta irrecusável para deixar o Atlético-MG. Três dias depois o time mineiro acabou derrotado pelo Raja Casablanca, no Mundial de Clubes, no Marrocos. Cuca foi considerado um dos grandes culpados pela eliminação no torneio da Fifa. E o treinador seguiu para o Shandong Luneng, da China, deixando boa parte da torcida bastante irritada com a conduta durante o Mundial.

Como Cuca havia renovado contrato com o Atlético para a temporada 2014, como informado pelo então presidente do clube, Alexandre Kalil, no dia 21 de novembro de 2013, a decisão do treinador foi vista como uma traição por acontecer durante a disputa do Mundial. Até mesmo dentro do próprio clube a atitude de Cuca não foi perdoada. Tanto que parte da diretoria foi contra um possível retorno do treinador, antes do acerto com o uruguaio Diego Aguirre, no fim do ano passado.

Mas o tempo passou. Muita coisa mudou. Cuca ficou dois anos na China e voltou ao Brasil nesta temporada. Está perto de ser campeão brasileiro com o Palmeiras, algo que o Atlético tenta há muito tempo, inclusive com dois vices nas últimas quatro edições. Muito em função do ótimo trabalho de Cuca na Cidade do Galo.

Desde a chegada do treinador, em agosto de 2011, o Atlético mudou de patamar. Após evitar o rebaixamento nos primeiros meses de trabalho, Cuca reconduziu o clube às grandes conquistas. Foi duas vezes campeão mineiro e ganhou a Libertadores de 2013. Foi a base do time montada por ele que venceu a Recopa e a Copa do Brasil, ambas em 2014.

O reencontro com o Atlético já aconteceu, no primeiro turno. Melhor para o time mineiro, que venceu por 1 a 0, com gol de Leandro Donizete. O volante, aliás, foi um dos 11 jogadores do atual elenco que trabalharam com o treinador nos tempos de Cidade do Galo. Leandro Donizete, inclusive, chegou ao Atlético por indicação de Cuca.

Nesta quinta-feira, às 21h, chegou a vez de Cuca reencontrar a torcida do Atlético. E no Independência. Foi sob o comando do treinador que o Atlético criou uma mística no estádio. Somente uma derrota em 55 partidas, sendo que foram 38 partidas de invencibilidade. Foi quando nasceu o 'caiu no Horto, tá morto'.

"Vai ser um encontro especial, o Cuca sabe o que ele representa para a história do Atlético e para a história de alguns jogadores remanescentes da Libertadores. Mas isso até a bola rolar. A partir de o momento que a bola rolar, vamos fazer de tudo para vencer o time dele", comentou o goleiro Victor, um dos jogadores campeões da América sob o comando do treinador.

A última vez que Cuca esteve no Independência foi no dia 8 de dezembro de 2013, quando o Atlético empatou em 2 a 2 com o Vitória. Foi a última partida do time antes do embarque rumo a Marrocos, para a disputa do Mundial. Mais de 20 mil torcedores foram ao jogo, marcado por dois gols de Ronaldinho Gaúcho. Quase três anos depois, por outro clube, chegou a vez de Cuca reencontrar o torcedor do Atlético.

O clima de confiança e expectativa, como em dezembro de 2013, não existe mais. Fica a dúvida de como o treinador vai ser recebido. Com aplausos ou vaias?

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS
Data:
17 de novembro de 2016, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Neuza Ines Back (FIFA/SC)

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso (Rafael Carioca) e Otero (Cazares); Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

PALMEIRAS: Jailson, Jean, Edu Dracena (Mina), Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Thiago Santos (Cleiton Xavier), Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus.
Técnico: Cuca.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos