Topo

Nova zaga preocupa Dorival na primeira das quatro decisões do Brasileiro

Dorival tem desconfianças com o possívei parceiro de Yuri na zaga contra o Vitória - Divulgação/Santos FC
Dorival tem desconfianças com o possívei parceiro de Yuri na zaga contra o Vitória Imagem: Divulgação/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

17/11/2016 06h00

O Santos inicia contra o Vitória, nesta quinta-feira (17), às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Brasileiro, a série decisiva de quatro jogos na reta final da competição. A equipe santista, terceira colocada, briga pelo título com o Palmeiras e o Flamengo e por uma vaga entre os três primeiros colocados, que garante classificação direta para a Copa Libertadores da América, sem repescagem.

Para o duelo contra o Vitória, Além de precisar fazer gols para vencer e manter o sonho do título, o treinador tem outra preocupação – a zaga titular. O técnico sabe que precisa escalar uma defesa confiável para parar o ataque baiano, que conta com Marinho, atacante que vive boa fase individual.

“Vitória não vem só para se defender. Tem contra-ataque, sabe utilizar como ninguém, tem um dos principais jogadores do campeonato, Marinho, que vive grande fase. Vem numa crescente e tem grandes jogadores. Tem disposição tática definida”, disse Dorival.

Mas confiança é exatamente o que Dorival não possui muito em relação aos candidatos disponíveis no setor. Yuri está confirmado por se destacar na saída de bola. O problema para o treinador é definir entre Noguera e Lucas Veríssimo, testados nos últimos dez dias de treinamento.

Um deles substituirá David Braz, suspenso. Vale lembrar que a dupla titular, Luiz Felipe e Gustavo Henrique, passou por cirurgia ligamentar no joelho e está fora do Brasileiro.

Dorival não esconde nos bastidores os seus receios com a dupla. Noguera esperou três meses para ser relacionado pela primeira vez para uma partida. Apesar de se destacar nas jogadas aéreas, o treinador vê o argentino com deficiência técnica com a bola nos pés, além de considerá-lo lento.

Lucas Veríssimo, por sua vez, perdeu a confiança do treinador após cometer dois pênaltis em um mesmo jogo – no amistoso contra o Benfica, de Portugal, na Vila Belmiro.

"Trabalhei com os dois (Noguera e Veríssimo) alternando com Yuri. Iniciamos com mais segurança, com cada um na posição de origem, depois alternamos (com Yuri, volante de formação) e darei uma definição aos jogadores na parte da manhã", faz mistério o treinador.

Preocupado com o setor defensivo para 2017, Dorival pediu a contratação de um zagueiro. Gum, do Fluminense, é o primeiro nome da lista. Alex, revelado pelo clube e ex-Milan, da Itália, está sendo avaliado.

Apesar da preocupação, o Santos possui a melhor defesa do Brasileirão, com apenas 29 gol sofridos, um a menos que o Palmeiras,vice-líder no quesito.

Selecionáveis estão confirmados na Vila

 O técnico Dorival Júnior confirmou que os selecionáveis Lucas Lima (seleção brasileira principal), Thiago Maia (seleção brasileira sub 20) e Copete (seleção colombiana) estarão em campo no duelo do Santos contra o Vitória.

 “Para o clube é importante que isso aconteça (convocações). São seis convocados somando o Copete. É uma conquista de um trabalho com seriedade. Copete foi convocado pela primeira vez, é resultado do que produz aqui, e é uma satisfação para qualquer profissional. Mas tem esse lado, que não há como negar, eu gostaria que eles ficassem aqui, trabalhando com todos, foram 10 dias tentando aprimorar e corrigir muitas coisas. E, de repente, sem a presença deles, com Lucas e Thiago também, existe um prejuízo, mas tem lado positivo pro clube. Não posso cortar isso. Temos que entender e conviver. Não sei como chegarão, mas o próprio Lucas sem atuar contra a Ponte ficou período ainda maior parado, não sei como será a reação. Espero que eles estejam bem e façam um grande jogo. Partida não propicia dúvidas, precisamos de todos nas melhores condições”, afirmou Dorival.

Lucas Lima ficou apenas como opção no banco de reservas na vitória do Brasil diante do Peru por 2 a 0 na madrugada desta quarta-feira. Já Copete atuou 25 minutos na derrota da Colômbia por 3 a 0 diante da Argentina. Thiago Maia, por sua vez, se apresentou na última terça-feira, no CT Rei Pelé.  

Santos x Vitória

Data e horário: 17/11/2016
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Noguera (Lucas Veríssimo), Yuri, Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno, Copete; Ricardo Oliveira. 
Dorival Júnior. 
 
Vitória: Caíque; José Welison, Kanu, Victor Ramos e Diego Renan; Willian Farias, Marcelo e Euller; Zé Love (Cárdenas), Marinho e Kieza.
Técnico: Argel.  
 
Quer receber notícias de Santos e São Paulo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.