Topo

Resultados ajudam e Atlético-MG já está garantido na Libertadores de 2017

Bruno Cantini/Atlético
Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2016 00h29

Pela quinta vez consecutiva o torcedor do Atlético-MG vai ter o privilégio de acompanhar sua equipe na Copa Libertadores da América. Mesmo sem entrar em campo pela 35ª rodada, para o jogo com o Palmeiras (será nessa quinta), o clube mineiro já está garantido na próxima edição do torneio continental. Agora, a briga é para garantir um lugar direto nos grupos, escapando assim das duas primeiras fases.

Como o duelo entre Fluminense e Atlético-PR, no Maracanã, não teve vencedor, e o Corinthians empatou com o Figueirense, o Atlético já tem garantido pelo menos o sétimo lugar mesmo se perder seus próximos quatro confrontos. Isso porque só pode ser ultrapassado por Botafogo, Grêmio e Atlético-PR ou Corinthians.

O Atlético-MG ainda só ficaria em sétimo lugar caso seja ultrapassado pelo Grêmio, o que não seria um problema mesmo se não for campeão da Copa do Brasil. Nesse caso, seria justamente o Grêmio, o que faria o G-6 virar G-7.

A definição, a partir de agora, é com qual vaga o Atlético vai ficar. Caso seja campeão da Copa do Brasil, a equipe do técnico Marcelo Oliveira já garante um lugar direto na fase de grupos, além de confirmar também uma das vagas como cabeça de chave do torneio. Outra possibilidade para escapar das fases preliminares é garantindo um lugar no G3.

Tarefa que não vai ser das mais fáceis. Restando quatro rodadas para o término do Brasileirão, o Atlético precisa ter um aproveitamento praticamente perfeito, além de torcer por tropeços dos concorrentes diretos. A distância para Flamengo e Santos são de seis e quatro pontos, respectivamente. Sendo que o clube carioca já atuou pela 35ª rodada e venceu o América-MG, por 1 a 0, no Mineirão.

Com a presença garantida na Libertadores pela quinta temporada consecutiva, o Atlético repete algo que somente o São Paulo já conseguiu no futebol brasileiro. Até então, o clube paulista era o único representante nacional a disputar o principal torneio do continente por cinco ou mais edições seguidas. O São Paulo enfileirou sete participações em sequência, entre 2004 e 2010.  

Campeão da Libertadores em 2013, o Atlético vai disputar a competição pela nona vez em sua história. Curiosamente, o bom momento que o time de futebol atleticano atravessa, faz com que as cinco participações seguidas, entre 2013 e 2017, superem as quatro presenças que o Atlético teve, entre 1960 e 2012.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.