Topo

Novato do elenco do Corinthians levou Guilherme Arana ao clube há 11 anos

Guilherme Mantuan é cara nova do Corinthians em fim de temporada  - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Guilherme Mantuan é cara nova do Corinthians em fim de temporada Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

20/11/2016 06h00

Diante de tantas baixas no elenco ao longo da temporada, o Corinthians lançou mão recentemente de uma fornada de atletas das categorias de base nos profissionais. Entre eles, o meia e lateral novato Guilherme Mantuan, 19 anos, é aquele que tem mais histórias do clube para contar.

Na última quarta-feira, Mantuan escreveu mais uma página nesse livro. O jogador foi relacionado pela primeira nos profissionais pelo treinador Oswaldo de Oliveira, viajou a Florianópolis e ficou no banco de reservas no empate por 1 a 1 com o Figueirense. Com mais de uma década de Parque São Jorge, o atleta que chegou criança ao clube tem participação decisiva na história de outra promessa corintiana. Essa, por sinal, já com certa rodagem entre os adultos.

Foi pelas mãos de Mantuan que Guilherme Arana, também 19 anos, se tornou jogador do Corinthians. Quem conta a história é Cintia, mãe do lateral esquerdo campeão brasileiro de 2015.

Guilherme Mantuan (esq) e Arana (dir) aos 7 anos de idade: amigos desde o futebol society - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Guilherme Mantuan (esq) e Arana (dir) aos 7 anos de idade: amigos desde o futebol society
Imagem: Arquivo Pessoal

"O Mantuan e o Arana se conhecem desde os 7 anos, porque jogavam em uma escolinha de futebol society (pertencia ao jogador Elano, do Santos). De lá, foram para o futsal do Juventus da Mooca. Um dia, o Mantuan foi fazer testes no Corinthians e levou o Arana junto. O pai dele disse 'vamos lá, vamos ver'. Eu nem pensava em procurar outra equipe", recorda Cintia.

Os garotos tinham oito anos de idade, conta à reportagem Alexandre Mantuan, pai e dono da ideia. "Eu fui atleta, então sabia que os dois eram muito bons. Tecnicamente eles sempre foram muito bons e já jogavam contra o Corinthians. Então colocamos eles no carro e fomos, a Cintia agradeceu. Eu sabia que eles iam deslanchar", explica sobre os garotos aprovados de cara.

A importância de Mantuan para a carreira de Guilherme Arana vai além do convite. Por muito tempo, as caronas de Márcia, mãe dele, foram fundamentais para o colega lateral. "Estávamos sempre juntos, sempre na mesma correria, e a mãe dele me dava muita carona porque eu não tinha carro. Então o Arana às vezes ia treinar sozinho e a mãe do Mantuan ficava muito preocupada. Ela me ajudou muito essa época", agradece Cintia.

Mantuan (em pé, à direita) e Arana (agachado, à direita) já na base do Corinthians  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Mantuan (em pé, à direita) e Arana (agachado, à direita) já na base do Corinthians
Imagem: Arquivo Pessoal

Os anos se passaram e, enquanto o volante Maycon (hoje na Ponte Preta), o atacante Malcom (no Bordeaux) e o lateral Arana se tornaram os jogadores mais comentados da geração, Guilherme Mantuan se tornou um jogador polivalente, moldado pelo treinador Osmar Loss nos juniores. Hoje, além de meia, pode atuar como volante e também lateral direito, função que passou a executar com mais frequência.
Foi justamente por isso que, recentemente, Mantuan foi um dos escolhidos pelo gerente de futebol Alessandro Nunes e pela comissão técnica para alcançar os profissionais. Lá, sentiu na pele, e nos cabelos, a fama de brincalhão do amigo Guilherme Arana, que ajudou a deixá-lo careca. Independente disso, agora o caminho está aberto para ele dar sequência à história.
FAMÍLIA MANTUAN É RECHEADA DE ATLETAS

Além de Guilherme, o mais velho dos filhos, Alexandre e Márcia são pais de mais dois atletas de destaque do Corinthians. O também meio-campista Gustavo Mantuan, destaque da equipe corintiana sub-15, foi até convocado nesta semana para a seleção brasileira da categoria. Já a filha caçula, Giulia Mantuan, compõe o time de nadadores do clube e obteve índice para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ela tem 13 anos.
"Essa semana tive as maiores felicidades da minha vida. O Malcom jogando na França, o Maycon na Ponte, o Arana no Corinthians e agora também o meu filho. Meu outro filho foi convocado, a filha indo para o Brasileiro. É uma felicidade, uma coisa radiante", resumiu Alexandre.
Mantuans - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Da esquerda à direita, os irmãos Mantuan: Guilherme, Giulia e Gustavo
Imagem: Arquivo Pessoal
Quer receber notícias do Corinthians de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.