Topo

Santos tenta superar sina contra Mano para se manter vivo pelo título

Técnico Mano Menezes é "pedra no sapato" do Santos quando atua como mandante - Alexandre Schneider/Getty Images
Técnico Mano Menezes é 'pedra no sapato' do Santos quando atua como mandante Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/11/2016 06h00

O Santos que conseguiu, mais uma vez, diminuir a diferença de pontos para o líder Palmeiras, agora precisará de um feito inédito na partida deste domingo, contra o Cruzeiro, às 17h (de Brasília), no Mineirão, para manter vivo o sonho de título do Campeonato Brasileiro.

Apesar dos quatro pontos de distância para o rival, a três rodadas para o término da competição, o clube encara uma espécie de sina em jogos diante do técnico Mano Menezes.

Desde que iniciou ao seu primeiro trabalho com equipes de elite, o Grêmio, em 2005, o atual comandante da equipe mineira jamais perdeu para os santistas como mandante. Foram oito vitórias em nove jogos, um aproveitamento de 92,5%.

O tropeço solitário, um empate por 1 a 1 com o Corinthians, aconteceu em 2009, na segunda e decisiva final do Paulista. O rival, entretanto, jogou com a vantagem após ter vencido por 3 a 1 no confronto de ida, na Vila Belmiro.

A fama de carrasco de Mano com os santistas pode aumentar se contabilizas as eliminações na semifinal da Libertadores de 2007, comandando o Grêmio, e a própria decisão do Paulista de 2009.

A equipe do técnico Dorival Júnior, por sua vez, vem de uma arrancada na competição nacional. Venceu sete dos últimos oito jogos que disputou, dois deles em clássicos. A diferença, que chegou a 9 pontos, hoje é de quatro.

“A obrigação do Santos é fazer a sua parte. O que vai acontecer, não sabemos. Sabemos o que está reservado para as três finais. Vamos aguardar, confiar sempre. Temos dois compromissos complicadíssimos fora, agora. Então temos que estar focados e buscar a recuperação rápida para o jogo de domingo”, disse o treinador.

Para a partida, os santistas contam com o retorno do zagueiro David Braz, que cumpriu suspensão. O Cruzeiro, por sua vez, segue sonhando disputar a Libertadores-2017. O time é o atual 11º colocado, com 47 pontos, e está a quatro do Corinthians, 7º, hipotético último classificado em caso de título da Copa do Brasil do Atlético-MG, e confronto direto na última rodada.

Para o jogo, há possibilidade de retorno do meio-campista Robinho, recuperado de lesão na coxa esquerda, e o retorno de Alisson, que cumpriu suspensão. A contrapartida é a ausência de Rafael Sóbis, que tomou o terceiro cartão amarelo no Recife.

Além dos mineiros, o Santos enfrenta o Flamengo, terceiro colocado, na rodada seguinte. A equipe encerra a sua participação diante do América-MG, na Vila Belmiro, já rebaixado para a Série B.

O Palmeiras pode ser campeão já nesta rodada. Para isso, precisará vencer o Botafogo e torcer para tropeços de Santos e Flamengo. O time do técnico Cuca fará mais um confronto na sequência como mandante, diante da Chapecoense.

Ficha Técnica

Cruzeiro x Santos

Data e horário: 20/11/2016 às 17 horas
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
 
Cruzeiro: Rafael; Lucas Romero, Leo, Manoel e Bryan; Henrique, Ariel Cabral, Marcos Vinícius (Robinho) e Arrascaeta; Alisson e Willian.
Técnico: Mano Menezes  
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Noguera, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno e Copete; Ricardo Oliveira. 
Dorival Júnior. 

Veja o retrospecto das equipes comandadas por Mano contra o Santos:

9/11/2014 – Corinthians 1 x 0 Santos – Arena Corinthians
12/9/2013 – Flamengo 2 x 1 Santos – Maracanã
30/5/2010 – Corinthians 4 x 2 Santos – Pacaembu
2/9/2009 – Corinthians 2 x 1 Santos – Pacaembu
3/5/2009 – Corinthians 1 x 1 Santos – Pacaembu
22/3/2009 – Corinthians 1 x 0 Santos – Pacaembu
22/9/2007 – Grêmio 1 x 0 Santos – Olímpico
30/5/2007 – Grêmio 2 x 0 Santos – Olímpico
31/5/2006 – Grêmio 1 x 0 Santos – Olímpico