Topo

Jogo contra o América-MG é decisivo para sete reservas do Grêmio

Henrique Almeida foi contratado no início do ano e ainda não deslanchou - Lucas Uebel/Grêmio
Henrique Almeida foi contratado no início do ano e ainda não deslanchou Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/11/2016 06h00

O Grêmio encara o América-MG neste domingo (20), a partir das 17h (horário de Brasília) com time totalmente reserva. Preservando os principais jogadores para a final da Copa do Brasil, o Tricolor indica que tem pouco a disputar nas rodadas finais do Brasileiro. Mas se engana quem entende que não há nada em jogo.

Muitos dos reservas precisam provar. Para evitarem qualquer chance de negociação no ano que vem, para cavarem espaço entre os titulares ou mesmo para garantirem permanência no clube através de pré-contrato, é fácil achar motivos para entrar em campo empenhado.

Confira sete suplentes que se importam muito com este jogo e tentarão aproveitar cada minuto, mesmo que sem titularidade, para provar que podem ser úteis ao grupo de Renato Gaúcho.

Wallace Oliveira

Wallace Oliveira em ação pelo Grêmio, onde tenta se firmar no time - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Emprestado pelo Chelsea, da Inglaterra, até o meio do ano que vem, o lateral direito não conseguiu o posto de destaque que esperava. Viu a chegada de Edílson, que virou titular. Teve poucas chances de recuperar espaço depois de uma série de lesões. Joga o fim do ano para ter um 2017 melhor, mas deve permanecer até o fim do contrato independente de qualquer coisa.

Fred

O zagueiro Fred em treino do Grêmio - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Não deve permanecer no Grêmio em 2017. Preterido do time de Renato Gaúcho até entre os suplentes, o zagueiro tem sondagens do Atlético-GO e mais dois clubes do interior de São Paulo. Enquanto está decidindo seu futuro, aproveitará os minutos que pode ter em campo para impressionar interessados em seu futebol. Tem mais um ano de contrato e até pode ser aproveitado em caso de grande mudança.

Negueba

Negueba volta aos treinos no Grêmio - RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA - RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA
Imagem: RODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA

Com o vínculo atual com o Grêmio encerrando-se em dezembro, Negueba possui um contrato de gaveta assinado para ser efetivado no ano que vem. Contudo, perdeu espaço no clube a partir da saída de Roger Machado, que indicou sua contratação. Desta forma, pode ver o vínculo não ser efetivado caso não renda o esperado nas oportunidades que receber até o fim do ano. Jogará pela garantia de emprego na temporada seguinte.

Arthur

Volante Arthur assina renovação de contrato com o Grêmio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Diferente dos demais, o volante não atuará para garantir sua permanência no clube, mas para crescer de status. Promessa das categorias de base e muito elogiado internamente, Arthur quer despontar em 2017. Deixar a rotina de oscilação entre o time de transição e o principal, conseguir se firmar no elenco. Portanto, impressionar nos treinos e chances que vier a receber pode simbolizar entrar de vez nos planos.

Henrique Almeida

Henrique Almeida tenta jogada pelo Grêmio contra a Chapecoense - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Depois de batalhar muito pela contratação dele, o Grêmio se vê decepcionado. Henrique não conseguiu jogar com frequência, teve caxumba, se lesionou algumas vezes e quando entrou em campo esteve longe daquele que empilhava gols pelo Coritiba. E quando foi substituído ainda fez gestos obscenos para a torcida. Agora é vaiado constantemente e está com clima muito ruim no clube. O fim do ano para ele significará ter alguma perspectiva no Grêmio ou assinar sua saída por empréstimo, já que há mais três anos de vínculo ao clube gaúcho.

Bruno Grassi

Bruno Grassi, goleiro do Grêmio, receberá oportunidade contra o Santos - Rodrigo Fatturi/Grêmio - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Grassi precisa mostrar que pode permanecer no clube. Com vínculo perto do fim, o goleiro reserva recuperou-se de lesão mas perdeu de vez espaço para o jovem Léo, que tem trabalhado entre os titulares. Com o plano gremista de preparar o novato para assumir posto relevante no clube, mostrar-se importante pode valer mais um período de vínculo ao suplente de Marcelo Grohe, que quando chamado disputou boas partidas neste ano.

Lincoln

Lincoln faz jogada e se destaca pelo Grêmio nesta temporada - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Depois de ouvir da boca de Renato Gaúcho que atuaria no time B, Lincoln precisa provar ainda mais. Destaque das categorias de base do Tricolor, o jovem presente em listas dos 'mais valiosos do mundo' de sites europeus e frequentemente convocado para seleções de base do Brasil em categorias acima da sua disputa os últimos jogos do ano para ter em 2017 o que já esperava para 2016: um lugar relevante no elenco. Mesmo que ainda não esteja entre os titulares, já que estará com apenas 18 anos, Lincoln quer ser opção utilizada com frequência, algo que ainda não conseguiu.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AMÉRICA-MG

Data e hora: 20/11/2016 (domingo), às 17h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES), Márcio Soares Maciel (GO)

GRÊMIO: Léo, Wallace Oliveira, Fred, Wallace Reis e Iago; Kaio, Jaílson, Negueba, Bolaños e Guilherme; Éverton
Técnico: Renato Portaluppi

AMÉRICA-MG: João Ricardo, Jonas, Messias, Alisson e Ernandes; Leandro Guerreiro e Juninho; Nixon, Tony e Danilo Barcelos; Michael
Técnico: Enderson Moreira