Topo

Com pênalti polêmico, Corinthians vence e empurra Inter para perto da queda

Árbitro - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

21/11/2016 21h54

O empate não servia para ninguém, mas a vitória nesta segunda-feira ficou nas mãos do Corinthians. Em pênalti polêmico, com um empurrão quase imperceptível sobre Ángel Romero e convertido por Marlone, os corintianos ganharam por 1 a 0 em Itaquera. Assim, a vaga na Copa Libertadores voltou a ser possível. 

Já a vida do Internacional ficou ainda mais complicada, com três pontos de distância para fugir da zona de rebaixamento. Os colorados podem cair já no fim de semana seguinte. 

O Corinthians que jogou melhor, por sua vez, encerra um jejum de mais de um mês sem ganhar. Além disso, com 54 pontos, fica a apenas um do Botafogo, quinto colocado, e do Atlético-PR, que é sexto e jogará em Itaquera no próximo sábado. A partida terá caráter decisivo para os corintianos na penúltima rodada do Brasileirão.


O melhor: Fagner

Com liberdade em razão da marcação ruim dos atacantes do Internacional, foi a opção mais confiável do time. Fagner voltou a abusar da violência em um lance com Aylon, mas fez a diferença no ataque em uma série de oportunidades. 

O pior: Vitinho
 
Vitinho - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional
 
Visivelmente em má condição física, o atacante que volta de lesão foi presa fácil na etapa inicial. O Internacional abusou das bolas longas e teve dificuldades em trocar passes, o que também dificultou a vida do jogador escalado como centroavante. No intervalo, Lisca retirou Vitinho e mudou a disposição do time com Seijas. 
 
Derrota em Itaquera deixa Internacional perto da Série B
 
Anderson - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional
 
A três pontos do Vitória, primeiro fora da zona de rebaixamento, o Internacional depende de terceiros para se manter na primeira divisão. Nas últimas duas rodadas, os colorados recebem o Cruzeiro e visitam o Fluminense. Já o clube baiano visita o Coritiba e, na última partida, tem o provavelmente já campeão Palmeiras no Barradão. 
 
Marlone justifica oportunidade e decide em Itaquera. Mas o pênalti...
 
Marlone 2 - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
 
Um bom cruzamento de Marlone para Romero disputar na área e...pênalti. Aparentemente, não houve empurrão significativo do zagueiro Ernando, que estava na jogada. Marlone pegou a bola, bateu com perfeição e marcou pela quinta vez no returno do Brasileirão. É o jogador mais efetivo do Corinthians no período e, com ótima atuação e motivado pela indicação ao Prêmio Puskás, justificou a chance.
 
Cristian é titular após dois meses e passa em primeira prova de fogo
 
Cristian - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress
 
De fora da equipe principal desde a demissão de Cristóvão Borges em dia de derrota para o Palmeiras, o volante voltou à equipe. Willians chegou a treinar no sábado, mas acabou dispensado no dia seguinte. Titular de última hora, o veterano de mais uma temporada irregular deu conta do recado.
 
O que fez Oswaldo: Corinthians joga melhor que dos últimos jogos
 
Oswaldo - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

 
Oswaldo arregaçou as mangas na ausência de seu jogador mais importante do momento, que é Rodriguinho. As presenças de Camacho e Uendel na armação, além de um Marquinhos Gabriel melhor tecnicamente e de Marlone muito bem, melhoraram as coisas. O time ainda abusou das bolas longas, mas a arrumação do novo treinador foi bem executada em Itaquera.
 
O que fez Lisca: time ofensivo, mas poucas ideias para se salvar da queda
 
Lisca - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress
 
Homem de confiança de Roth, Alex foi para a reserva em troca de um time mais ofensivo, com Aylon e Sasha pelos lados e Vitinho avançado. Assim, faltou marcação pelos lados e qualidade para rodar a bola em dia infeliz dos volantes Dourado e Anselmo. No intervalo, o estreante Lisca mudou tudo com Seijas pelo centro, Anderson pela esquerda e Aylon como 9. Também não mudou a realidade de um time meramente lutador.


Colorados são provocados e ouvem gritos de Série B em Itaquera

Fantasma - Dassler Marques/UOL Esporte - Dassler Marques/UOL Esporte
Imagem: Dassler Marques/UOL Esporte

Gritos personalizados para provocar o Internacional surgiram entre torcedores corintianos, nova prova da rivalidade entre os dois clubes nos últimos 11 anos. Também teve DVDs, em alusão a episódio que ficou famoso na final da Copa do Brasil 2009. Teve ainda um fantasma vestido com roupa de Série B para brincar com o momento complicado dos colorados.


Corinthians jogará completo para alcançar G-6 na penúltima rodada


Salvo alguma surpresa, o Corinthians sai fortalecido na noite desta segunda-feira para o jogo mais importante do semestre. No próximo sábado, recebe o Atlético-PR, sexto colocado e com um ponto a mais, para uma partida imperdível em Itaquera. Oswaldo deverá ter todos os jogadores à disposição com os retornos de Giovanni Augusto, Rodriguinho e Lucca, suspensos, e Guilherme, com dores no adutor da coxa. 


Isqueiro em campo
 
 
Ainda no primeiro tempo, um isqueiro foi jogado no gramado da Arena Corinthians. O objeto caiu bem perto do goleiro Danilo Fernandes, que logo o entregou ao árbitro Rodolpho Toski. No intervalo, o torcedor que jogou o isqueiro foi identificado.
 
FICHA TÉCNICA
 
CORINTHIANS 1 x 0 INTER
 
Data: 21 de novembro de 2016 (segunda-feira)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Público: 19.769 presentes
Renda: R$ 907.361,50
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)
Cartões amarelos: Marlone e Marciel (Corinthians); Ernando e Anselmo (Inter)
 
Gol: Marlone, aos nove minutos do segundo tempo.
 
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Vilson, Balbuena e Guilherme Arana; Cristian (Jean), Marquinhos Gabriel, Uendel, Camacho (Marciel) e Marlone (Léo Jaba); Romero. Treinador: Oswaldo de Oliveira
 
INTER: Danilo Fernandes; William, Ernando, Paulão e Geferson; Dourado, Anselmo, Anderson e Eduardo Sasha (Nico López); Vitinho (Seijas) e Aylon (Valdívia). Treinador: Lisca
 
Quer receber notícias do Corinthians de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.