Topo

Cuidado com joelho e férias: o plano do São Paulo para Wellington Nem

Wellington Nem já faz o trabalho físico no São Paulo - Érico Leonan / saopaulofc.net
Wellington Nem já faz o trabalho físico no São Paulo Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 06h00

Wellington Nem ainda não foi apresentado oficialmente no São Paulo. Porém, o clube já começou a traçar um planejamento para o atacante, o primeiro reforço do time para a temporada 2017.

Na última semana, o jogador, de 24 anos, chegou ao clube. Depois de realizar os exames médicos, ele iniciou o treinamento de preparação física com exercícios aeróbios e de fortalecimento muscular.

Para desenvolver a rotina de trabalho de Wellington Nem, os departamentos médico e de fisiologia do clube estudaram o histórico do atleta. Em 2013, por exemplo, ele sofreu uma cirurgia no joelho direito e precisou ficar três meses longe dos gramados.

"Esses dias de trabalho até o fim do campeonato servem para a readaptação dele. Ele já teve lesões, mas nada preocupante. Vamos focar no reforço dos joelhos, púbis e abdome. A ideia é darmos um equilíbrio para ele", contou José Mário Campeiz, preparador físico do São Paulo.

Como estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Nem passa por um momento diferente dos demais colegas de São Paulo. Na Europa, o atacante ainda disputava o início da temporada. No Brasil, os novos companheiros jogam as últimas partidas do Brasileiro.

"Ele vai ter essas três semanas para se adaptar, depois será o período de férias. Nesse momento, ele deve dar uma recuperada", disse José Mário, que dá conselhos antes de os jogadores entrarem em recesso.

"O Wellington Nem, como todos os outros, sempre tem um trabalho especial para manter o nível de força ideal. Nas férias, a ideia é que eles evitem jogar futebol e façam outro tipo de atividade física como corrida, bicicleta e musculação. Isso sem se esquecer de evitar excessos de alimentação para não ganhar sobrepeso", completou José Mário.

O fato de o jogador ficar muito tempo sem entrar em campo (a última partida de Nem foi no dia 9 de setembro, contra o Dínamo de Kiev) também não preocupa.

"Ele estava em atividade no Shakhtar. Por não jogar agora, vai perder um pouco de ritmo. Mas por ser um jogador novo, vai recuperar isso logo", apostou José Mário.

Quer receber notícias do São Paulo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções