Topo

São Paulo vira no fim sobre o Atlético-MG em tarde azarada de Renan Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

27/11/2016 18h52

Virou no Horto. Neste domingo, o São Paulo venceu o Atlético-MG de virada por 2 a 1 no Independência, mas as equipes não alteraram suas campanhas na Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Hyuri, em falha de Renan Ribeiro, por Maicon, em bela cobrança de falta, e por Gilberto, mas o destaque da partida ficou por conta do goleiro tricolor.

Renan ganhou uma chance como titular do São Paulo e viajou para Belo Horizonte, cidade na qual foi revelado para o futebol, na esperança de conquistar a confiança da torcida, do interino Pintado e do novo técnico Rogério Ceni. No entanto, o atleta acabou por falhar no gol do Galo e sofrer uma luxação no dedo médio da mão esquerda ainda no primeiro tempo, devolvendo a posição a Denis antes mesmo do intervalo.

 Renan Ribeiro falha em gol do Atlético-MG sobre o São Paulo - Atlético-MG/Divulgação - Atlético-MG/Divulgação
Imagem: Atlético-MG/Divulgação

O placar final manteve o Atlético-MG na quarta colocação do Brasileiro, na qual não pode mais ser alcançado. Tampouco pode buscar o terceiro lugar do Santos, que vai para a última rodada do torneio com cinco pontos a mais. O Tricolor, por sua vez, tem 49 pontos na 11ª posição e ainda tem chances matemáticas de participar da próxima edição da Copa Sul-Americana.

Não era a tarde de Renan Ribeiro

Quando o novo treinador Rogério Ceni pendurou as luvas e se aposentou dos gramados há 11 meses, as esperanças do gol são-paulino recaíram sobre Denis, que foi reserva do veterano de 2009 a 2015. Entretanto, o goleiro acabou por não conquistar plenamente a confiança da torcida tricolor e não tem titularidade garantida para o ano que vem; neste domingo, Pintado deu oportunidade a Renan Ribeiro e iniciou o período de “vestibular” no novo São Paulo do professor Ceni.

Revelado pela base do próprio Atlético-MG, o arqueiro saiu mal do gol aos 22 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Carlos Eduardo, e facilitou o trabalho de Hyuri para abrir o placar de cabeça. Para piorar, o atleta deslocou o dedo médio da mão esquerda com uma luxação no fim da primeira etapa e teve que ceder lugar ao concorrente antes do intervalo. Que dia para deixar o banco...

E como foi o Denis?

Seguro. Na marca dos oito minutos do segundo tempo, o jogador impediu o segundo gol do Galo após perigoso chute rasteiro de Lucas Cândido. Vale lembrar que o São Paulo ainda ganhará o reforço de Sidão em 2017, aumentando ainda mais o debate sobre quem deve ser o goleiro titular do Morumbi. Pelo menos, Rogério Ceni entende do assunto...

Maicon e o Horto

A relação é boa. Assim como havia feito de cabeça no dia 18 de maio, ainda pela Libertadores, o zagueiro voltou a balançar a rede para o São Paulo em pleno Independência neste domingo. E desta vez foi golaço de falta em cobrança indefensável para Giovanni. Gilberto ainda definiu a virada e o triunfo tricolor aos 45 da etapa complementar, aproveitando cruzamento de Robson.

De olho em outro Tricolor

Derrotado por 3 a 1 pelo Grêmio na partida de ida da final da Copa do Brasil, em pleno Mineirão, o Atlético-MG sabe que não briga por mais nada no Campeonato Brasileiro – sua vaga no G-6 já está confirmada e não há como alcançar o terceiro colocado para garantir entrada direta nos grupos da Copa Libertadores. Consequentemente, o Galo recebeu o São Paulo no Horto com time quase 100% reserva (as exceções foram Fred e Rafael Carioca, habitualmente titulares) e foco total para o jogo de volta contra outro Tricolor: o de Porto Alegre.

Interinidade

Os dois clubes demitiram seus treinadores no meio de semana: Marcelo Oliveira deixou o Atlético-MG e Ricardo Gomes não comanda mais o São Paulo, de modo que as equipes se enfrentaram neste domingo com professores interinos. A diferença é que ao contrário de Diogo Giacomini, Pintado já sabe que trabalhará ao lado de Rogério Ceni em 2017. “Os grandes treinadores do nosso país passaram por aqui. Muricy, Telê, Ricardo Gomes... Fico feliz pessoalmente, mas a responsabilidade é muito grande. O Rogério está observando. É mais um grande que vai sentar nesse banco”, declarou o interino do Tricolor ao Premiere.

Será o adeus?

O chileno Mena recebeu o cartão amarelo aos 37 do primeiro tempo e não enfrenta o Santa Cruz no último compromisso do São Paulo nesse Brasileirão. Por sinal, o lateral pode ter feito sua despedida neste domingo, uma vez que está emprestado pelo Cruzeiro até o dia 31 de dezembro. A Raposa aceita negociá-lo, mas a alta pedida financeira do atleta e de seu empresário, André Cury, podem dificultar um acerto com o Tricolor.

O último campeão

O último jogador do São Paulo que se lembra da sensação de levantar uma taça pelo clube voltou a disputar uma partida como titular neste domingo. Wellington já havia atuado nos minutos finais da vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta no dia 22 de outubro, mas não começava um jogo entre os 11 iniciais desde 27 de setembro de 2015, quando ainda defendia o Internacional, pouco antes de ser suspenso por doping e de ter o vínculo de empréstimo com o Colorado encerrado.

Buscando espaço no elenco para o ano que vem, o atleta é o único remanescente do Tricolor campeão da Copa Sul-Americana de 2012. Neste domingo, levou cartão amarelo nos primeiros cinco minutos por reclamação – o volante acredita ter visto pênalti no toque de mão de Patric. Atuação apagada de modo geral.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 x 2 SÃO PAULO

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG) 
Data e hora: 27/11/2016, domingo, às 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (PA)
Cartões amarelos: Patric (Atlético-MG); Wellington, Cueva, Mena, Buffarini, Thiago Mendes (São Paulo)
Gols: Hyuri, aos 22 minutos do primeiro tempo (Atlético-MG); Maicon, aos 24 do primeiro tempo, e Gilberto, aos 45 do segundo (São Paulo)

ATLÉTICO-MG: Giovanni; Patric, Edcarlos, Jesiel e Leonan; Rafael Carioca, Lucas Cândido e Carlos Eduardo (Marcos Rocha); Clayton, Hyuri (Capixaba) e Fred (Thalis)
Técnico: Diogo Giacomini

SÃO PAULO: Renan Ribeiro (Denis); Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Wellington, Thiago Mendes, Luiz Araújo, David Neres (Robson) e Cueva; Chavez (Gilberto)
Técnico: Pintado

Quer receber notícias de Atlético-MG e São Paulo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.