Topo

Cheiro de rivalidade. Entenda por que o campeão Palmeiras provoca o Santos

O atacante Dudu criticou a postura do santista Ricardo Oliveira -  Rivaldo Gomes/Folhapress
O atacante Dudu criticou a postura do santista Ricardo Oliveira Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

José Edgar de Matos e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

28/11/2016 06h00

Em boa parte do jogo contra a Chapecoense, no domingo (27), a torcida do Palmeiras deixou de lado o apoio ao time para xingar o rival Santos. Os jogadores e a diretoria também sempre que podem encontram uma maneira de dar uma provocada na equipe alvinegra. Tais posturas mostram que o Peixe virou o rival da vez do campeão brasileiro.

Mas por que o Santos superou o Corinthians e o São Paulo na rivalidade dos com alviverdes? Alguns motivos explicam essa mudança no comportamento dos palmeirenses.

Os dois clubes estão em alta. Nas últimas duas temporadas, alvinegros e alviverdes disputaram três decisões (final e semifinal do Paulista, 2015 e 2016, respectivamente, e o título da Copa do Brasil 2015). Já no Brasileiro deste ano, a batalha foi pela liderança.

Alguns jogadores também ajudaram a colocar um pouco mais de pimenta nesta rivalidade. Ricardo Oliveira fez cara de deboche na hora de comemorar um gol marcado em Fernando Prass, no ano passado.

Por isso, os palmeirenses não pensaram duas vezes na hora de usar máscaras com o rosto do atacante adversário para celebrar o título da Copa do Brasil. Nas entrevistas, os palmeirenses também não pouparam críticas ao atacante rival. Rafael Marques chegou até a chamá-lo de mau-caráter e Dudu pediu mais respeito ao Palmeiras. 

O meia Lucas Lima, por sua vez, usou as redes sociais para incendiar a disputa. Por exemplo, quando o Palmeiras perdeu do Água Santa por 4 a 1, no Paulista deste ano, ele perguntou, como quem não quer nada, "se era tudo isso mesmo?" De quebra, não escondeu a felicidade quando o alviverde foi eliminado da Libertadores e desejou um bom dia para os seus seguidores.

Já no Brasileiro deste ano, o Santos era o único que ainda tinha chance de acabar com a festa alviverde a duas rodadas do fim do campeonato. Por isso, não era de se estranhar que a torcida palmeirense vibrasse toda vez que o locutor do Allianz Parque avisava um gol do Flamengo sobre o rival, no Maracanã.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.