Topo

25 jogadores ficam sem contrato para última rodada, mas CBF promete ajudar

Léo Moura é um dos que terá o contrato encerrado antes da última rodada - Divulgação/Santa Cruz
Léo Moura é um dos que terá o contrato encerrado antes da última rodada Imagem: Divulgação/Santa Cruz

Marcello De Vico e Marinho Saldanha

Do UOL, em Santos e Porto Alegre

02/12/2016 06h00

Com o adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro por conta da tragédia envolvendo o avião da Chapecoense, 25 jogadores terão seus contratos expirados antes da partida. O já rebaixado Santa Cruz é o clube mais atingido, com dez atletas, seguido de América-MG (3), Santos (3), Ponte Preta (2), Vitória (2), Atlético-PR (1), Figueirense (1) e Fluminense (1). Outros nove, mortos no acidente, pertenciam à Chapecoense.

Por conta da ‘situação excepcional’, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admite que estuda ‘isentar os clubes das taxas nessas eventuais prorrogações’.

Caso a CBF confirme esta intenção, cabe então aos clubes negociarem individualmente com cada jogador de sua equipe, conforme explica a entidade: “É preciso fazer a prorrogação do contrato do jogador que estiver vencendo. Como ele já está registrado no sistema da CBF, não perde a condição de jogo. A negociação depende de cada clube com os jogadores”.

Outra possibilidade, que facilitaria ainda mais a vida dos envolvidos, é a CBF liberar os jogadores que ficarão sem contrato, dentro de seu sistema, sem que os clubes precisem negociar individualmente um aditivo contratual com cada jogador. A CBF deve, nos próximos dias, definir o que será feito em relação a esses atletas.

Veja a lista:

América-MG
Bruno Telles, Eder Lima e Nilson

Atlético-PR
Lucas Tocantins

Figueirense
Werley

Fluminense
Dougllas

Ponte Preta
José Carlos Araújo e Reinaldo

Santa Cruz
Bruno Eduardo, Vitor, Danny Morais, Edson Kolln, Ítalo Borges, Neris, Léo Moura, Tiago Costa, Uillian e Wadson

Santos
Arlindo, Vecchio e Renan

Sport
Naldinho

Vitória
Henrique e Guilherme Mattis