Topo

Sul-Americana e meio milhão: o valor da rodada final para o Cruzeiro

Cruzeiro enfrentará o Corinthians na última rodada do Campeonato Brasileiro - Rubens Cavallari/Folhapress
Cruzeiro enfrentará o Corinthians na última rodada do Campeonato Brasileiro Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

06/12/2016 06h00

O Cruzeiro precisa de um empate diante do Corinthians, neste domingo (11), no Mineirão, para assegurar seu objetivo nesta reta final de Campeonato Brasileiro: uma vaga na Copa Sul-Americana 2017. Um resultado melhor (vitória) pode culminar no aumento da premiação concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como a Chapecoense foi confirmada campeã da Sul-Americana 2016 e o vencedor da Copa do Brasil garantirá participação na próxima edição da Libertadores, os mineiros precisam somente de uma igualdade no Gigante da Pampulha para terminar na zona de classificação da Sul-Americana.

O Vitória é a única preocupação do Cruzeiro. Caso os baianos passem pelo Palmeiras, no Barradão, eles igualam a atual pontuação do time de Mano Menezes (48 pontos) e podem ultrapassá-lo no critério de desempate.

O jogo do fim de semana, portanto, torna-se importantíssimo para a equipe de Belo Horizonte. Empatar é a única forma de assegurar a vaga na Copa Sul-Americana 2017 sem depender de outros resultados.

Mas a classificação para o torneio continental não é a única preocupação dos mineiros. Ainda há a possibilidade de melhoria da premiação devido à colocação obtida no Brasileirão. 13º colocado na atualidade, o clube faturaria R$ 1 milhão, conforme tabela divulgada pela CBF.

É possível que os mineiros consigam até R$ 500 mil a mais na premiação em caso de triunfo sobre o Corinthians. Contudo, para que isso aconteça, é necessário alcançar a 10ª posição. E só uma combinação de resultados – tropeços de Ponte Preta, São Paulo e Fluminense diante de Coritiba, Santa Cruz e Internacional, respectivamente.

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.