Topo

Ação do Internacional ameaça Brasileirão-2017, reclama Federação Bahiana

Caso Victor Ramos vem dando trabalho ao departamento jurídico do Vitória - Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação
Caso Victor Ramos vem dando trabalho ao departamento jurídico do Vitória Imagem: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

07/12/2016 10h52

A novela Victor Ramos ganha, a cada dia, novos capítulos. Nesta quarta-feira, foi a vez de a Federação Bahiana de Futebol (FBF) se posicionar sobre o caso e dizer até que o Brasileirão de 2017 pode não acontecer caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não arquive o caso.

A Federação Bahiana se posiciona de modo contrário ao ingresso do Internacional no STJD pedindo a retirada dos pontos do Vitória por conta da utilização do zagueiro Victor Ramos e afirma que a condição regular do atleta foi dada pela CBF.

“A FBF não espera outra posição do STJD a não ser o arquivamento imediato do caso. Qualquer medida contrária a essa linha, que segue a lei desportiva, o Campeonato Brasileiro 2017 será prejudicado e pode não acontecer”, diz a Federação em nota divulgada nesta quarta.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, diz até compreender a atitude do Internacional, mas a vê como equivocada.

"No futebol a gente tem que estar preparado para tudo. Eu acho uma atitude normal num ponto de vista que ele tem um fato concreto, é um direito de cada clube. Porém, neste caso específico, não teve nenhum fato novo. Esse assunto aconteceu no Campeonato Baiano. Quando o atleta foi registrado, a Federação, antes de dar condição de jogo, fez uma consulta à CBF, a qual respondeu que o atleta era de uma transferência nacional e que poderia jogar pelo Vitória sem problema nenhum", diz o mandatário.

"A partir do momento que a entidade maior deu a condição de jogo do atleta, não tem nenhum problema. Quando o Inter pega esse mesmo assunto sem ter nenhuma outra mudança e entra com o pedido, aí acho que ele se equivocou. Passou por toda uma tramitação e, antes de o atleta entrar em campo, teve, sim, a palavra da CBF de que ele poderia jogar", acrescenta.

O Internacional pede que o Vitória seja denunciado no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Assim, caso a denúncia seja aceita pela Procuradoria, o time baiano deverá ser julgado e poderá perder pontos dos 26 jogos do Brasileirão em que utilizou Victor Ramos.

"Eu sou respeitador de decisões. Posso até não concordar... Se tiver uma decisão que não seja pelo arquivamento e reconhecimento da legalidade do atleta, com certeza tem alguma situação que foge às questões técnicas. Aí nós vamos, falo pela Federação, nem pelo Vitória, vai sim, em defesa de seu filiado, até as últimas consequências", completa Ednaldo.

Veja a nota completa:

Em meio ao noticiário recente do “Caso Victor Ramos”, a Federação Bahiana de Futebol (FBF), por meio de seu presidente, Ednaldo Rodrigues, posiciona-se de modo contrário ao ingresso do Sport Club Internacional no STJD pedindo a retirada dos pontos do Esporte Clube Vitória nas partidas em que utilizou o zagueiro Victor Ramos.

A Federação afirma que a condição regular do atleta foi dada pela CBF. A FBF consultou a entidade máxima do futebol nacional ainda no Campeonato Baiano de 2016. Com a sinalização positiva da Diretoria de Registro e Transferência, Victor Ramos foi liberado para atuar no Estadual. Logo depois, atuou nas demais competições da temporada de forma regular e sem nenhum tipo de problema: Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. 

A FBF não espera outra posição do STJD a não ser o arquivamento imediato do caso. Qualquer medida contrária a essa linha, que segue a lei desportiva, o Campeonato Brasileiro 2017 será prejudicado e pode não acontecer. 

O posicionamento da Federação não foi tomado apenas por ser o Vitória o pivô da situação. A FBF registra que se posicionaria a favor de qualquer filiado que estivesse ameaçado de exercer seu direito de competir.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.