O que convenceu Mano a testar Sóbis de 'falso 9' no último jogo de 2016

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

    No último jogo do ano, Mano vai apostar em Sóbis como referência do ataque celeste

    No último jogo do ano, Mano vai apostar em Sóbis como referência do ataque celeste

Quando começou o ano, a diretoria do Cruzeiro resolveu dar a camisa 9 para o atacante Willian, homem de confiança de Mano Menezes e um dos pilares do time ainda na primeira passagem do treinador, em 2015. A boa fase do ano passado, contudo, não continuou com o novo número. Na função de centroavante, Willian não rendeu. O plantel ainda contava com Rafael Silva e Riascos no primeiro semestre, mas ambos também não deram conta do recado e nem estão mais na equipe. Com Ramón Ábila, o clube parecia ter encontrado seu homem gol ideal, mas a volta de Mano não deu garantias de titularidade absoluta ao argentino.

Insatisfeito com o setor, Mano decidiu mudar e neste último jogo do ano vai apostar suas fichas em Rafael Sóbis. O camisa 7 que atuava pelos lados agora fará a função de 'falso 9' contra o Corinthians. Posicionamento em campo e confiança no jogador estão entre os motivos para testar a experiência.

No time que treinou durante a semana, Mano preservou o esquema no 4-2-3-1, mas mudou a forma de jogar no setor ofensivo. Robinho ficará mais encarregado pela criação. Pelos lados, Arrascaeta e Alisson serão os pontas, mas terão liberdade para trocar de posições, inclusive com Sóbis, a referência dentro da área.

"Nós já vimos como funciona com o Ábila e com Willian. Podemos ver, pelo menos em alguns minutos, como funciona com o Sóbis, com movimentação um pouco mais diferente, mais solta, com arrancada mais longas, contra uma equipe que marca mais alto e te propicia essa maneira de jogar. São avaliações que temos que fazer para as tomadas de decisões que teremos pela frente", falou o treinador.

Apesar da estreia de Sóbis como referência na grande área do Cruzeiro, atuar como centroavante não é novidade para Sóbis. Nos tempos de Tigres, no México, o jogador fez dupla de ataque com Gignac e chegou a jogar algumas partidas mais centralizado e próximo do gol. Até o momento, Sóbis só balançou as redes por quatro vezes no Brasileiro (nas partidas contra o Internacional e Fluminense), mas sempre teve o apoio de Mano, que minimizou a seca de gols e valorizou o comprometimento tático do atacante.

Vale lembrar ainda que, apesar das escolhas, Mano não estará em campo no Mineirão. O treinador foi punido pelo STJD com um jogo de suspensão e por isso acompanhará a partida dos camarotes. O auxiliar Sidnei Lobo será o responsável por comandar a equipe.

CRUZEIRO x CORINTHIANS
Motivo: 38ª rodada, Brasileirão 2016
Data/Hora: 11/12/2016, às 17h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Fabio Rodrigo Rubinho (MT) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)

CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Léo, Manoel e Edimar; Henrique e Ariel Cabral; Arrascaeta, Robinho, Alisson; Rafael Sóbis. Técnico: Mano Menezes.

CORINTHIANS: Walter, Fágner, Balbuena, Vilson e Uendel; Cristian e Camacho; Rodriguinho, Marlone e Romero; Guilherme. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos