Topo

Última rodada do Brasileirão é marcada por choro e homenagens à Chapecoense

Do UOL, em São Paulo

11/12/2016 18h23

O Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (11), uma semana depois do previsto, por causa do desastre aéreo que vitimou a delegação da Chapecoense na Colômbia em 29 de novembro. E os clubes não perderam a oportunidade de homenagear em campo as vítimas da tragédia.

Todas as nove partidas da rodada – o único jogo que não aconteceu foi Chapecoense x Atlético-MG, que terminou com WO duplo – foram marcadas por minutos de silêncio, com os jogadores no centro do gramado ao lado das bandeiras de Brasil e Colômbia. Confira o que aconteceu em cada duelo:

Atlético-PR x Flamengo

Mosaico Atlético-PR - Atlético-PR/Divulgação - Atlético-PR/Divulgação
Imagem: Atlético-PR/Divulgação

A torcida do Atlético-PR fez um mosaico na Arena da Baixada com a mensagem "Somos Chape". Já o Flamengo anunciou sua escalação para a partida em um vídeo no qual os atletas titulares vestiam a camisa da Chapecoense. Na partida, o uniforme do time carioca contou também com o escudo da equipe catarinense.

São Paulo x Santa Cruz

São Paulo com camisa da Chape - @SaoPauloFC/Twitter - @SaoPauloFC/Twitter
Imagem: @SaoPauloFC/Twitter

O São Paulo jogou com um uniforme especial, todo preto e com números verdes. Já o Santa Cruz jogou de verde. As duas camisas continham a mensagem "Força Chape". Antes da partida, crianças entraram em campo com camisas verdes que traziam a mesma mensagem de apoio.

Sport x Figueirense

Sport x Figueira Chape - @sportrecife/Twitter - @sportrecife/Twitter
Imagem: @sportrecife/Twitter

Os torcedores do Sport jogaram bexigas verdes e brancas, cantando "Vamos, vamos Chape". O time pernambucano entrou com crianças com a camisa da Chapecoense, e o Figueirense levou uma faixa de solidariedade e apoio às vítimas da tragédia. Os dois clubes usaram o escudo da Chape em suas camisas. O Sport anunciou também que toda a renda do jogo será revertida para a Chapecoense.

Grêmio x Botafogo

Botafogo e Grêmio também usaram o escudo da Chapecoense em suas camisas. O telão da Arena do Grêmio mostrou mensagens como "saudades eternas" e "força Chape". Torcedores choraram com as homenagens, e muitos deles levaram faixas e camisas de apoio ao time catarinense.

Vitória x Palmeiras

A torcida do Vitória levou balões brancos e verdes, cantou e levou letras que formavam os nomes do técnico Caio Júnior e do meia Arthur Maia, que passaram pelo clube baiano. O Palmeiras usou a mensagem "força Chape" no lugar do patrocinador da camisa, e o Vitória usou braçadeiras pretas com "luto". Os dois times usaram os nomes e números dos jogadores da Chapecoense, e o grito de "vamos, vamos Chape" uniu as duas torcidas. Marinho, do Vitória, chorou ao homenagear a Chape na comemoração de seu gol.

Ponte Preta x Coritiba

Ponte Preta Chape - @aapp_oficial/Twitter - @aapp_oficial/Twitter
Imagem: @aapp_oficial/Twitter

Ambas as equipes entraram com o escudo da Chapecoense sobre os escudos dos próprios times, com a hashtag "#ForçaChape". Uma braçadeira verde e branca na camisa dos jogadores dos dois times e a entrada de crianças com a camisa e a bandeira da Chape completaram as homenagens.

Fluminense x Internacional

Os torcedores do Fluminense ergueram cartazes na arquibancada com os nomes de cada uma das vítimas da tragédia. O Internacional jogou com números pretos, em vez do tradicional branco. Também houve uma faixa com os nomes das vítimas suspensa por balões verdes, mas o objeto não voou como esperado e caiu no gramado. Um jogador do Flu teve que retirar o material antes do jogo começar.

Cruzeiro x Corinthians

Corinthians Cruzeiro Chape - Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro - Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Gualter Naves/Light Press/Cruzeiro

O Cruzeiro distribuiu escudos da Chapecoense para os torcedores, e as mascotes entraram em campo vestidas de índio, com a camisa da equipe catarinense. Na torcida, uma faixa trazia a mensagem: "Equipe imortal. Campeões para sempre". Já o Corinthians estampou em sua camisa uma conta bancária para estimular doações à Chapecoense.

Santos x América-MG

Santos Chape - @SantosFC/Twitter - @SantosFC/Twitter
Imagem: @SantosFC/Twitter

O Santos usou um uniforme com detalhes verdes e os escudos da Chapecoense e do Atlético Nacional, time colombiano que enfrentaria a Chape na final da Sul-Americana. Os jogadores usaram nas costas da camisa os nomes dos atletas da Chapecoense, assim como a comissão técnica. A torcida ergueu uma faixa com os nomes das vítimas.