Topo

Incontestável? Palmeiras fecha Brasileirão isolado e com 'returno perfeito'

Campeão Palmeiras alcançou recordes na última rodada do Campeonato Brasileiro - Rubens Cavallari/Folhapress
Campeão Palmeiras alcançou recordes na última rodada do Campeonato Brasileiro Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

12/12/2016 06h00

O segundo turno do Campeonato Brasileiro não só rende o nono título ao Palmeiras, mas também estabelece um novo recorde neste formato da competição. Com 44 pontos no returno, o Alviverde alcançou a melhor pontuação em uma metade do Nacional com 20 clubes.

O Palmeiras supera Grêmio (returno de 2010), Atlético-MG (turno de 2012) e Cruzeiro (turno de 2014), que conquistaram 43 pontos. O último ato do feito inédito foi estrelado pelo time reserva, que bateu o Vitória por 2 a 1 no último domingo (11).

Em Salvador, o time de Cuca conquistou seu 24º triunfo no Brasileirão, igualando Cruzeiro (2014) e Corinthians (2015) como equipe mais vitoriosa em uma edição deste atual formato.

E olha que nem precisava: o vice-campeão Santos terminou o torneio com 71 pontos, nove abaixo do Alviverde. Os 80 do time de Palestra Itália extrapolam até os cálculos de Cuca, que via o título como garantido mesmo se os comandados conquistassem "só" 74.

Quer mais números?

Com 62 gols, o campeão fechou o campeonato com o melhor ataque - um a mais que o Atlético-MG, que não jogou a rodada final. A defesa menos vazada também é a alviverde, que igualou-se ao Atlético-PR ao sofrer apenas 32 gols. Além disso, é o primeiro time a não ter um único atleta expulso na competição.