Topo

Seis meses depois do adeus, Cuca se sente 'em casa" e já dorme na Academia

Calça vinho Palmeiras Cuca -  Cesar Greco/Palmeiras -  Cesar Greco/Palmeiras
Calça vinho de Cuca, símbolo do título brasileiro, se encontra na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/05/2017 04h00Atualizada em 09/05/2017 14h45

Cuca nem chegou e já se sente em casa. Recontratado pelo Palmeiras após pouco mais de seis meses, o treinador campeão brasileiro de 2016 dá sinais de que segue à vontade na Academia de Futebol, onde vai voltar a trabalhar a partir desta terça, quando se apresenta ao elenco e à imprensa. 

A familiaridade pôde ser notada já nas primeiras horas como treinador da equipe, ocorridas na noite última segunda-feira. Depois de deixar Curitiba durante o dia, Cuca chegou à Academia de Futebol e já recebeu uma chave do seu quarto no hotel localizado dentro do CT, espaço reformado para esta temporada e novidade para o treinador.

Cuca e seu irmão e auxiliar, Cuquinha, conheceram a nova estrutura da Academia de Futebol antes de iniciarem o trabalho com o elenco; nesta terça-feira, os jogadores trabalharão sob o comando da nova comissão técnica à tarde. Em vez de buscar um hotel, o treinador optou por dormir no próprio CT palmeirense e acelerou a ambientação ao novo lar.

O treinador também deve retomar em breve velhos hábitos que marcaram sua passagem pelo clube, em 2016. Todas as sexta-feiras, por exemplo, o treinador promovia uma ‘pelada’ entre membros da comissão técnica e funcionários do clube, em um campo menor localizado nos fundos do CT palmeirense. Se com Eduardo Baptista estes amistosos internos ocorreram mais ocasionalmente, já há a expectativa de que as disputas semanais voltem a ser rotina.

Apesar de todos os funcionários conhecerem o ‘jeito de Cuca’, considerado peculiar para alguns, o treinador é visto como uma pessoa benquista dentro da Academia de Futebol. O próprio treinador, antes de acertar o retorno, já havia demonstrado certo apego pelo clube no qual levantou o troféu de campeão brasileiro.

A famosa calça vinho, usada em boa parte dos jogos na campanha do título do ano passado, permanece na Academia de Futebol. Cuca presenteou funcionários com a peça símbolo do ano passado, e a vestimenta segue guardada em uma sala no CT para, no futuro, quem sabe ser exposta no museu do clube, no Allianz Parque.

"Eu deixei a calça com a pessoal do Palmeiras aqui que eles pediram. Aliás, é R$ 350, viu?", brincou ele entre risos na coletiva de reapresentação nesta terça-feira (9). 

A parte do estádio onde estarão troféus, camisetas e itens históricos ainda será devidamente concluída na arena palmeirense. A obra faz parte do projeto inicial com a WTorre, mas ainda não há uma definição sobre quando o espaço estará pronto.

Não é a primeira vez que Cuca torna um objeto pessoal 'patrimônio' de um clube no qual trabalhou. A camisa com a imagem de Nossa Senhora da Aparecida, vestimenta característica do treinador na conquista da Copa Libertadores de 2013 pelo Atlético-MG, é hoje exibida na sede da equipe mineira, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

A primeira aparição de Cuca nesta volta ao Palmeiras ocorrerá às 12h (de Brasília) desta terça-feira, horário da entrevista de apresentação do treinador na Academia de Futebol. A partir das 15h30, o técnico comandará a primeira atividade nesta segunda era pelo clube alviverde. A estreia ocorrerá no domingo, às 16h (de Brasília), diante do Vasco, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Brasileirão.