Topo

Autor do primeiro gol e artilheiro, Fred reencontra Maracanã após 19 meses

Fred comemora após marcar o primeiro gol para o Brasil no empate com a Inglaterra - Mowapress
Fred comemora após marcar o primeiro gol para o Brasil no empate com a Inglaterra Imagem: Mowapress

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2017 04h00

Em 2010, o Maracanã foi fechado para ser reformado para a Copa do Mundo que ocorreria quatro anos depois. Foram quase três anos de obras, até que o estádio fosse reinaugurado. O primeiro jogo foi um amistoso entre Brasil e Inglaterra, disputado em 2 de junho de 2013.

A partida terminou empatada por 2 a 2. Centroavante do Brasil, Fred foi o autor do primeiro gol no novo Maracanã. “Foi um gol importante e que vai ficar na história. O Maracanã ficou lindo, maravilhoso, e estou orgulhoso de ficar marcado na história dele. É uma honra muito grande para mim. Era comentado entre nós jogadores sobre quem ia fazer esse primeiro gol. Ainda bem que foi comigo”, declarou o jogador após a partida.

Os três primeiros gols de Fred no Maracanã reformado foram com a camisa da seleção brasileira. O centroavante marcou mais duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, na final da Copa das Confederações. A partir de então, tendo o estádio como casa, afinal Fred defendia o Fluminense, ninguém fez mais gols do que ele desde a reforma.

Fred marcou duas vezes contra o Flamengo, no Brasileirão de 2015 - BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C. - BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.
Fred marcou duas vezes contra o Flamengo, no Brasileirão de 2015
Imagem: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.
Fred é o artilheiro do novo Maracanã com 30 gols. Hernane, que defendeu o Flamengo e hoje está no Bahia, aparece na segunda colocação, com 20. Neste sábado, pelo Atlético-MG, Fred retorna ao local que foi sua casa por muitos anos, onde não vai há tempos. A chance de jogar novamente no Maracanã mexe com o jogador, que tem um carinho especial com o estádio.

“Significa muito. Existe muita coisa, muita gente envolvida em uma marca como essa. Quando estava no Fluminense, tive a oportunidade de jogar lá por muito tempo e deixar meus gols muitas vezes. É reflexo do trabalho bem feito ao lado dos inúmeros companheiros que tive nesses anos. O Maraca é um dos maiores estádios do mundo, considerado o Templo do Futebol”, desse Fred, ao UOL Esporte.

Como o estádio ficou fechado em boa parte do ano passado para jogos de futebol, por causa dos Jogos Olímpicos, Fred não atuou no Maracanã em 2016. O último jogo foi em outubro de 2015, pela semifinal da Copa do Brasil. A partida aconteceu no dia 21 e o Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 1, mas Fred não fez gol. Como na volta a equipe paulista se classificou, na disputa de pênaltis, aquela partida acabou se tornando última de Fred no Maracanã com a camisa do Fluminense.

São quase 19 meses sem jogar no palco. Praticamente o mesmo tempo sem fazer gols no principal estádio do futebol brasileiro. O último aconteceu em 14 de outubro de 2015, quando o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado, agora pelo Atlético, Fred volta a um de seus principais palcos ao longo da carreira.

“Incontáveis craques já pisaram ali, e ser o maior artilheiro do novo Maracanã é motivo de muita satisfação para mim, ainda mais porque há muito tempo não jogo lá e, mesmo assim, a marca perdura. Fico feliz, porque é um estádio onde tenho ótimas recordações e que me deu muitas alegrias. Posso dizer que “conheço os atalhos” e que vai ser gostoso voltar a pisar naquele gramado. Vou procurar alcançar um número ainda melhor nesse sábado diante do Flamengo”, completou o atacante do Atlético.

Confira a lista dos 30 gols de Fred no novo Maracanã:

Brasil 2 x 2 Inglaterra (Amistoso - 1 gol)
Brasil 3 x 0 Espanha (Copa das Confederações - 2 gols)
Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 1 x 1 Vasco (Campeonato Carioca - 1 gol)
Fluminense 1 x 1 Vasco (Campeonato Carioca - 1 gol)
Fluminense 5 x 0 Horizonte-CE (Copa do Brasil - 1 gol)
Fluminense 3 x 0 Figueirense (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 2 x 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 2 x 5 América-RN (Copa do Brasil - 1 gol)
Fluminense 4 x 0 Sport (Campeonato Brasileiro - 2 gols)
Fluminense 3 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro - 2 gols)
Fluminense 1 x 1 Flamengo (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 4 x 2 Criciúma (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 2 x 1 Atlético-PR (Campeonato Brasileiro - 1 gol)
Fluminense 5 x 2 Corinthians (Campeonato Brasileiro - 2 gols)
Fluminense 2 x 1 Bangu (Campeonato Carioca - 1 gol)
Fluminense 3 x 1 Botafogo (Campeonato Carioca - 1 gol)
Fluminense 3 x 0 Cabofriense (Campeonato Carioca – 1 gol)
Fluminense 2 x 1 Botafogo (Campeonato Carioca – 2 gols)
Flamengo 2 x 3 Fluminense (Campeonato Brasileiro – 2 gols)
Fluminense 2 x 1 Santos (Campeonato Brasileiro – 1 gol)
Fluminense 2 x 1 Figueirense (Campeonato Brasileiro – 1 gol)
Fluminense 2 x 0 Goiás (Campeonato Brasileiro – 1 gol)
Fluminense 2 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro – 1 gol)