Jogo eletrizante! Fla e Atlético-MG empatam em estreia de Vinicius Júnior

Do UOL, no Rio de Janeiro

Tudo igual no primeiro confronto do Brasileirão 2017. Flamengo e Atlético-MG fizeram bom jogo diante de mais de 50 mil pessoas no Maracanã e ficaram no empate por 1 a 1. Matheus Sávio marcou o primeiro gol do Rubro-Negro e do campeonato. Elias fez para os mineiros. A partida ficou marcada pela estreia profissional da joia Vinicius Júnior, que vinha sendo muito aguardada pela torcida flamenguista.

Além disso, o jogo teve alto nível de competitividade e grandes chances dos dois lados, como dois chutes de Cazares no segundo tempo duplamente afastados por Rafael Vaz (um deles em cima da linha). A festa de abertura do torneio, por sua vez, teve participação da apresentadora Xuxa. 

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O primeiro de muitos

A escrita se manteve: o Flamengo não estreia com vitória no Campeonato Brasileiro desde 2011, quando goleou o Avaí por 4 a 0. O placar deste sábado começou a ser construído com muita insistência em jogadas pelo lado esquerdo, que culminaram no gol de Matheus Sávio aos 23 minutos do primeiro tempo. É bem verdade que o meia tinha a clara intenção de cruzar para Guerrero na pequena área, mas o peruano não tocou na bola e a viu morrer no fundo da rede de Victor. O primeiro gol do Brasileirão 2017 tem dono!

Não comemorou

Anote: a jogada começou com a roubada de bola de Elias na intermediária. Acionado pelo meia, Robinho tocou para Fred e viu o centroavante fazer o pivô antes de devolver para Elias. O ex-flamenguista fuzilou o ângulo esquerdo de Muralha e não comemorou o gol em sinal de respeito ao clube e à torcida que defendeu em 2013.

Agora é profissional

RUDY TRINDADE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

O técnico Zé Ricardo indicou, nos últimos dias, que Vinicius Junior seria inserido aos poucos no time profissional do Flamengo. O garoto começou a treinar com o elenco principal ainda nesta semana, de modo que sua entrada em campo não era esperada. Mas a torcida teve seus pedidos atendidos no Maracanã: aos 35 do segundo tempo, o jovem atacante de 17 anos, que está na mira do Real Madrid e é avaliado em cerca de 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 153 milhões, de acordo com a cotaão atual), entrou. Pouco fez, é verdade, mas estreou.

A estrela não brilhou por pouco

Quando Cazares substituiu Otero no início do segundo tempo, o equatoriano não imaginava uma atuação tão incisiva. Infelizmente para o meia, o esforço ficou marcado pelo "quase". Logo no primeiro minuto, aplicou uma caneta em Pará e arriscou o chute para o gol, que já não contava mais com a proteção de Muralha. Mas a estrela de Rafael Vaz foi mais poderosa: o zagueiro tirou a bola em cima da linha.

Menos de 10 minutos depois, aos nove, o rebote de todos os atleticanos sobrou no pé de Cazares, que voltou a finalizar e, mais uma vez, acabou frustrado pela intervenção cirúrgica de Rafael Vaz sobre a linha do gol.

Clube de Regatas Márcio Araújo

Quando Elias tocou para Robinho aos 39 minutos do primeiro tempo, o torcedor do Flamengo prendeu a respiração. Antes que o camisa 7 pudesse dominar a bola, no entanto, Márcio Araújo se antecipou e fez o corte limpo, sem suspeita de falta. O nome do volante foi cantado por um Maracanã empolgado.

Pedro Martins/MoWA Press

De volta ao Maracanã

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O atacante Fred, do Atlético-MG, retornou ao Maracanã após 19 meses. Ex-Fluminense, ele é o artilheiro do estádio após a reforma para a Copa do Mundo com 30 gols. Muito bem marcado, pouco pode fazer nesta tarde além de tentativas de pivô e chutes travados pela zaga rubro-negra.

Protesto

Pedro Martins/MoWA Press

Jogadores de Flamengo e Atlético-MG entraram com faixas pretas nas camisas em protesto contra Reforma Trabalhista do Governo que atinge a categoria.

Rainha dos baixinhos

ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

A apresentadora Xuxa Meneghel participou da cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro no Maracanã. O evento cantou com a banda da Polícia Militar tocando o hino nacional e balões foram soltados antes da bola rolar. Vale lembrar que a "Rainha dos Baixinhos" é flamenguista declarada.

FLAMENGO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Data e hora: 13/05/2017, 16h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira – BA
Público e renda: 50.220 pessoas para R$ 1.874.265,00
Cartões amarelos: Trauco, Everton (FLA); Fábio Santos, Rafael Carioca (CAM)

Gols: Matheus Sávio, aos 20 minutos do primeiro tempo (FLA); Elias, aos 13 do segundo tempo (CAM)

FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco (Ederson); Márcio Araújo e Willian Arão; Everton, Berrío (Vinicius Júnior) e Matheus Sávio (Renê); Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Adilson, Elias e Otero (Cazares); Robinho (Maicosuel) e Fred (Rafael Moura)
Técnico: Roger Machado

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos