Topo

Com pênalti claro não marcado, Avaí empata sem gols com o Vitória em casa

Do UOL, em São Paulo

14/05/2017 17h53

Em um jogo de poucas emoções e bastante equilibrado, o Avaí empatou com o Vitória na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro deste ano. O Avaí jogou em casa no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, para uma arquibancada com poucos torcedores.

No lance mais polêmico da partida, aos 35 minutos do segundo tempo, o juiz Felipe da Silva deixou de marcar um pênalti claro a favor do Avaí. Junior Dutra invadiu a grande área do Vitória e ia em direção ao gol em velocidade quando foi derrubado com uma "tesoura" nas pernas pelo zagueiro René. O árbitro considerou o choque normal e mandou seguir o jogo. A torcida do Avaí foi ao desespero e vaiou o juiz por vários minutos depois do lance.

Depois de um primeiro tempo morno, com maior posse bola para o Avaí e poucas chances para os dois times, o jogo ficou mais acelerado na segunda etapa. Apesar disso e dos dois times terem arriscado mais, não foi o suficiente para tirar o 0 a 0 do placar.

A chance mais clara de gol da partida para o Avaí foi no início do segundo tempo. Marquinhos cobrou falta para dentro da área, Fernando  Miguel saiu mal do gol e Alemão completou de cabeça. A bola passou muito perto do gol desprotegido e saiu pela linha de fundo. O lance, no entanto, não valia mais nada pois o bandeira havia assinalado impedimento do ataque.

As melhores oportunidades do Vitória foram na trave. Aos 14 minutos do segundo tempo, a defesa do Avaí afastou mal e Paulinho chutou de volta para o gol de primeira, sem deixar pingar, de fora da área direto na trave. Um belo lance. No melhor lance do primeiro tempo, aos 37 minutos, depois de limpar uma bola na entrada da grande área do Avaí, o volante Willian Farias bateu forte e quase abriu o placar para o Vitória, mas a bola também foi na trave.

Antes, aos 11 minutos, Cleiton Xavier levantou na área depois de sobra de cruzamento do Vitória, Rafaelson tocou com a cabeça de costas para o gol e quase surpreendeu o goleiro do Avaí de cobertura, mas a bola passou por cima do travessão do goleiro Maurício.

Um minuto depois, foi a vez do Avaí assustar o adversário. Capa mandou um balão lá do meio-campo, a bola viajou, viajou e quase foi para o gol de Fernando Miguel.

Desfalques no início do campeonato

O Vitória entrou em campo com sete desfalques neste início de temporada. São nomes importantes do elenco -- titular e reserva -- que não estavam à disposição do técnico Dejan Petkovic. Em entrevista ao SporTV antes da partida, ele minimizou o problema.

"É normal no início da temporada não termos ainda todos os nomes à disposição, mas temos um elenco de muita qualidade e que vai fazer uma bela partida", afirmou o técnico sérvio.

O Avaí fez sua reestreia na Série A do Campeonato Brasileiro. O time foi rebaixado ao final da temporada em 2015, jogou a Série B no passado e terminou a competição entre os quatro times que conseguiram o acesso. Já o Vitória quase caiu para a segunda divisão na temporada passada. Terminou a competição em 16º lugar e só teve a permanência na elite assegurada na última rodada.

Com o resultado, as duas equipes somaram 1 ponto na primeira rodada do Brasileirão.