Topo

Flu e Santos estreiam no Brasileirão em duelo dos times que mais revelam

O tricolor Marcos Jr. entre Zeca e Thiago Maia: pratas da casa - Nelson Perez/Fluminense FC
O tricolor Marcos Jr. entre Zeca e Thiago Maia: pratas da casa Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Leo Burlá e Samir Carvalho

Do UOL, no Rio de Janeiro e Santos

14/05/2017 02h00

Rivais na estreia do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Santos não guardam semelhanças apenas em suas trajetórias vitoriosas. Neste domingo (14), às 11h, no Maracanã, tricolores e alvinegros fazem um duelo marcado pela preferência pela prata da casa.

Sem muito poder de fogo para investir no mercado, os dois clubes seguem à risca a política de revelar (e usar) jogadores formados em suas divisões de base.

Pelo lado dos donos da casa, a opção de aproveitamento das jóias de Xerém é cada vez mais clara. A própria escolha do técnico Abel Braga, profissional conhecido por trabalhar bem os jovens valores, já indica que o futuro do clube reside nestas apostas.

Do elenco atual, nada menos que 19 de 33 atletas saíram da fábrica de talentos tricolor. O lateral Léo, o zagueiro Wendel e o atacante Wellington são titulares absolutos de Abel, que também tem aproveitado valores como Nogueira, Pedro, Marquinhos Calazans, Douglas e Marcos Jr. Afastado por lesão, Gustavo Scarpa é mais um "filho de Xerém".

"Existem semelhanças. São duas equipes com tradição de revelar jogadores e vêm apostando na utilização da base. O Santos tem um trabalho bem peculiar, já que é um clube grande que não está na capital. Por ser uma cidade praiana, os meninos têm a opção de jogar bola na praia, de levar um jeito de vida mais descontraído, o que favorece o desenvolvimeto dos atetas", analisou Marcelo Teixeira, gerente geral de futebol do Flu.

O Santos, por sua vez, carrega a fama de revelar grandes craques ao futebol. Pelé, Neymar e Robinho são os principais. Mas o clube paulista ainda revelou Paulo Henrique Ganso, Diego e companhia.

O técnico Dorival Júnior, que comanda a equipe santista atualmente, foi responsável por montar a “geração Neymar e Ganso” em 2010. Na ocasião, o treinador ainda promoveu o goleiro Rafael, hoje na Itália, o volante Wesley, que está no São Paulo, e o atacante André, que voltou ao Sport.

Atualmente, Dorival só tem três atletas revelados pelo clube na equipe titular: o volante Thiago Maia, o lateral Zeca e o zagueiro Lucas Veríssimo. Mas no total, o treinador subiu onze jogadores.

São eles: Vladimir e João Paulo (goleiros), Daniel Guedes, Zeca e Caju (laterais), Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique (zagueiro), Thiago Maia (volante), Matheus Oliveira e Léo Cittadini (meias) e Arthur Gomes (atacante).

“Nós somos pessoas urbanas e temos pouco contato com a vida do campo, mas é mais ou menos como aquele cara que olha para um pé de laranja e não tem laranja para colher porque já foram colhidas, ou então o que diria o Ataulfo Alves, que laranja madura na beira de estrada está com bicho ou tem marimbondo no pé. Nós colhemos desta safra muitos jogadores que subiram, de Thiago Maia a Matheus Oliveira, Lucas Veríssimo e outros”, afirmou o presidente Modesto Roma.

Para o duelo contra o Fluminense, Zeca e Gustavo Henrique já estão vetados pelo departamento médico. O restante dos Meninos da Vila aguarda o mistério do técnico Dorival Júnior em relação a escalação da equipe titular. O treinador deve poupar alguns titulares visando o duelo contra o The Strongest, em La Paz, na Bolívia, na próxima quarta-feira, em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

FICHA TÉCNICA


FLUMINENSE X SANTOS

Data: 14 de maio de 2017, domingo

Horário: 11h (de Brasília)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Árbitro: Wagner Reway (FIFA-MT)

Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (ambos de MT)

Fluminense: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Jefferson Orejuela, Wendel e Junior Sornoza; Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Cleber e Jean Mota; Thiago Maia (Leandro Donizete), Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno e Bruno Henrique; Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior