Topo

Estreante faz dois de falta e Coritiba fecha 1ª rodada goleando Atlético-GO

Tomas Bastos comemora - Cleber Yamaguchi/AGIF - Cleber Yamaguchi/AGIF
Tomas Bastos marcou duas vezes de falta no segundo tempo
Imagem: Cleber Yamaguchi/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 21h53

O Coritiba iniciou com o pé direito sua participação no Campeonato Brasileiro de 2017. Jogando em casa pela primeira rodada da competição, o time do técnico Pachequinho derrotou o Atlético-GO por 4 a 1, com destaque para a participação do meia Tomas Bastos - estreante, ele saiu do banco no primeiro tempo para substituir Anderson e acabou fazendo dois gols de falta no segundo.

Com o resultado no Estádio Couto Pereira, o Coritiba fecha a rodada de abertura do Brasileirão em quarto lugar - três pontos, mas atrás de Bahia, Palmeiras e Ponte Preta no saldo de gols. O Atlético-GO, por sua vez, abre a zona de rebaixamento no 17º lugar, à frente de Atlético-PR, Sport e Vasco.

Os dois times voltam a entrar em campo pela competição no próximo sábado. Pela segunda rodada, o Coritiba visita o Santos às 16h (horário de Brasília), enquanto o Atlético-GO hospeda o Flamengo às 21h (de Brasília).

Noite de estreias

Do lado do Coritiba, que atuou pela primeira vez com seu novo uniforme, três jogadores foram relacionados pela primeira vez: o meia Tomas Bastos e os atacantes Getterson e Alecsandro. Já no Atlético-GO, as estreias ficaram por conta do zagueiro Eduardo Gabriel, do volante André Castro, do meia Andrigo e do atacante Walter.

Walter estreia pelo Atlético-GO -  Jason Silva/AGIF -  Jason Silva/AGIF
Ex-Atlético-PR, atacante Walter fez sua estreia pelo Atlético-GO
Imagem: Jason Silva/AGIF

Coritiba decide no primeiro tempo

Pouco ameaçado, o Coritiba administrou o jogo até abrir o placar: aos 32 min, Henrique Almeida recebeu passe em profundidade do lado esquerdo, entrou na área e bateu rasteiro para o gol. Três minutos depois, Neto Berola recebeu a inversão de bola na entrada da área pela esquerda, limpou a marcação e bateu – a bola quicou na frente de Klever e enganou o goleiro antes de entrar.

"Vilão", Walter diminui no após o intervalo

A torcida do Coritiba escolheu um vilão: o atacante Walter, que defendeu o Atlético-PR entre 2015 e 2016. Vaiado pela torcida enquanto dava entrevistas no intervalo, o jogador diminuiu para o time goiano aos 18 min do segundo tempo, escorando na área o cruzamento pela direita.

Estreante marca dois de falta de falta

No segundo tempo, o meia Tomas Bastos - um dos estreantes do Coritiba - mostrou seu cartão de visitas e marcou dois gols de falta. Primeiro, aos 22 min, bateu da intermediária pela direita e mandou quase no ângulo do goleiro Klever - a bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Cinco minutos depois, arrematou de frente para o gol, de longe, e contou com a curva para enganar Klever.

Falhas da arbitragem dos dois lados

Aos 21 min, o Coritiba pediu um pênalti: Kleber dominou a bola na área, Ricardo Silva interceptou com o braço, mas a arbitragem não marcou. Em compensação, o Atlético-GO poderia ter ido para o intervalo com uma desvantagem menor, mas o árbitro não deixou: aos 36 min, Everaldo recebeu o lançamento do lado esquerdo e bateu cruzado para marcar - Werley, porém, dava condições claras ao lance.

FICHA TÉCNICA
Coritiba 4 x 1 Atlético-GO

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 15 de maio de 2017, segunda-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Gols: Henrique Almeida, aos 32 min do 1º T (CTB); Neto Berola, aos 35 min do 1º T (CTB); Walter, aos 18 min do 2º T (ACG); Tomas Bastos, aos 22 min do 2º T (CTB); Tomas Bastos, aos 27 min do 2º T (CTB)
Cartões amarelos: Alan Santos (CTB); Ricardo Silva e Marcão Silva (ACG)

Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Walisson Maia e William Matheus; Alan Santos (Jonas), Matheus Galdezani e Anderson (Tomas Bastos); Kleber, Henrique Almeida e Neto Berola (Getterson)
Técnico: Pachequinho

Atlético-GO: Klever; Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão Silva, Igor (Andrigo) e Jorginho (André Castro); Walterson (Júnior Viçosa), Walter e Everaldo
Técnico: Marcelo Cabo