Topo

Atlético divide o Brasileiro em metas para não perder o foco na competição

Atlético-MG divide o Brasileiro em metas. A primeira é se estabelecer na frente - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG divide o Brasileiro em metas. A primeira é se estabelecer na frente Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

20/05/2017 04h00

Classificado às oitavas de final da Copa Libertadores, o Atlético-MG vai ter de esperar quase dois meses até jogar novamente uma partida pelo torneio continental. Na próxima semana, a equipe comandada por Roger Machado inicia a disputa da Copa do Brasil. Entre as duas copas há o Campeonato Brasileiro, que começou na semana passada e volta neste domingo com jogo contra o Fluminense, às 16h, no Independência, pela segunda rodada.

Com o time disputando outras duas competições, e por se tratar de um campeonato tão longo, o Brasileirão foi dividido por Roger Machado. Para manter a equipe sempre focada e não perder força durante os próximos meses, o treinador atleticano traçou várias metas para o Atlético neste Brasileirão.

Objetivos que são divididos por rodadas. Neste momento, de arrancada, Roger Machado quer ver o Atlético já entre os líderes da competição.

“É manter na frente no Campeonato Brasileiro, para chegar na fase decisiva e ter fôlego para disputar o título e vencer. A gente estabelece pequenos objetivos, blocos de jogos, que a gente precisa somar percentual de pontos importantes para seguir na frente da tabela”, explicou o treinador atleticano.

A primeira meta do Atlético é vencer os dois primeiros jogos em Belo Horizonte, contra Fluminense e Ponte Preta, e somar pontos fora de casa, especialmente por serem confrontos com Flamengo e Palmeiras. Na rodada de estreia o time conseguiu o que desejava: empatou com a equipe rubro-negra, no Maracanã.

“Para vencer o Brasileiro é importante ser bom mandante e é importante somar pontos fora de casa. Quando eu vinha jogar aqui [contra o Atlético, no Independência], a gente já sabia que tinha uma questão a mais, do estádio e a da força do Atlético jogando dentro de casa. Esse ano estamos com bastante sucesso e os adversários têm sofrido quando jogam aqui. Se a gente deseja coisas grandes, o fator local tem de ser um diferencial a nosso favor”, comentou Roger Machado, que prevê mais um jogo complicado neste domingo.

“Jogando em casa, a gente tem um retrospecto muito bom e a equipe vem atingindo um nível de maturidade muito bom. Vamos jogar mais um clássico do futebol brasileiro, contra um grande time, que está muito bem organizado e tem muita forca ofensiva. Mas dentro das nossas aspirações, precisamos desses três pontos. São importantes para que a gente se mantenha na frente. Nessa interrupção da Libertadores, é focar no Brasileiro e Copa do Brasil”.

E pelo calendário da Conmebol, o Atlético vai ter bastante tempo para focar no Brasileirão. Como as oitavas de final da Libertadores vão ser disputadas a partir da primeira semana de julho, a equipe alvinegra vai fazer dez jogos da principal competição nacional até lá.