Campanha de Renato em 2013 vira exemplo para o Grêmio atual
O Grêmio quer brigar pelo título do Campeonato Brasileiro e sabe que, para se manter no seleto grupo de pretendentes, terá de fazer algo difícil: ter boa campanha como visitante. A última vez que o Tricolor conseguiu bons números fora de casa foi exatamente sob o comando de Renato Gaúcho, em 2013. Aquele trabalho serve como inspiração.
Contratado após a queda de Vanderlei Luxemburgo, Renato ajudou o Grêmio a somar 25 pontos como visitante. A campanha só foi inferior ao campeão Cruzeiro, que amealhou 31 pontos fora de seus domínios.
Em 2014, o Grêmio teve a sexta melhor campanha fora de casa: 21 pontos. No ano seguinte, foi terceiro melhor visitante, com 23 pontos acumulados. Em 2016 ficou bem longe disso, com apenas 16 pontos longe da Arena.
“O Campeonato Brasileiro tem a regularidade como questão mais importante. Isso significa ganhar e fazer bons jogos com quem compete contigo. A nossa avaliação não fala em módulos de jogos. O que importa é o time permanentemente somar pontos, em casa e fora. Essa é a regra de praticamente todos os campeões. O Grêmio tem que fazer campanha em casa e fora”, disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.
Envolvido na Libertadores e na Copa do Brasil, com classificação encaminhada em ambas competições, o Grêmio ainda não fala em preservação no Brasileirão. Mas nas próximas rodadas alguns atletas poderão ser poupados.
“É impossível você jogar sempre com a mesma equipe em três competições. Impossível. Ninguém consegue, não tem nenhum ser humano que aguente. Nem se a gente quisesse. A cada jogo eu estudo bem e já vou antecipando, daqui a pouquinho vai ter uma outra equipe para jogar”, afirmou Renato Gaúcho.
Enquanto não dosa suas forças, o Grêmio tem uma chance para arrancar bem como visitante. No domingo, o time enfrenta o Atlético-PR pela segunda rodada do Brasileirão. A primeira fora de casa. E a fórmula de Renato Gaúcho, em 2013, precisa ser aplicada para ajudar o time na corrida por uma boa campanha.
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