Grêmio começa time pela defesa e comemora setor 'invicto' no Brasileiro

Do UOL, em Porto Alegre

Com 100% de aproveitamento no Brasileiro, o Grêmio comemora o bom início de torneio. E mais do que isso, relaciona seu crescimento a uma característica que o acompanha desde o ano passado: a defesa. Com Pedro Geromel e Kannemann como destaques, o Tricolor não sofreu gol algum até agora no campeonato.

Na estreia, bateu o Botafogo por 2 a 0. No segundo jogo, repetiu placar contra o Atlético-PR. E mesmo sem Edílson e Marcelo Oliveira, considerados titulares, e Marcelo Grohe no fim do jogo contra o Rubro-Negro, o Tricolor não foi batido.

"O Grêmio tem, segundo algumas pessoas, a melhor zaga do Brasil. Mas não só os zagueiros. O Cortez foi muito bem, o Léo Moura também... O Grêmio tem um grupo consistente. Sofremos com algumas lesões, mas todos estão dando o retorno que esperávamos", disse o vice de futebol Odorico Roman.

É exatamente a defesa forte que foi responsável pela conquista da Copa do Brasil no ano passado. Assim que assumiu o time, Renato Gaúcho tratou de resolver os problemas da retaguarda. Parou com o vazamento em bola aérea e firmou uma dupla que jamais foi questionada.

Depois de oscilar no primeiro semestre, o Grêmio voltou a ser sólido. Também pelas boas atuações de Michel e Arthur, os volantes. O auxílio de Pedro Rocha pela esquerda e Ramiro pela direita e também a contribuição dos laterais, hoje Léo Moura e Bruno Cortez.

"É lógico que é importante o sistema defensivo atuar bem. Mais uma vez eles foram muito bem. Perdemos o Marcelo (Oliveira) e o Cortez deu conta do recado. O sistema manteve o nível. É tudo fruto de treinamento, conversa, dos vídeos que assistimos. Mas não dá para dar parabéns só para a defesa. Parabéns para o meio-campo, para o ataque, para toda equipe, para os que entraram. O Grêmio é isso", falou Renato Gaúcho.

O Grêmio volta a campo na quarta-feira. Terá pela frente o Zamora, pela Libertadores. Por conta do desgaste pela sequência de jogos, o comando do clube cogita preservar alguns jogadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos