Topo

Início instável no ano passado vira exemplo para Palmeiras no Brasileiro

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2017 04h00

Dois jogos fora de casa, e duas derrotas. O Palmeiras iniciou o Campeonato Brasileiro de maneira instável, irregular. Um dos principais favoritos ao título – por ser o defensor do troféu e ser o clube que mais investiu no ano -, o time alviverde se apega justamente ao ano passado para manter o planejamento adotado pela comissão técnica.

A fim de retirar qualquer tipo de pressão pelos dois resultados negativos, o supersticioso técnico Cuca relembrou a trajetória do ano passado para acalmar o elenco, que deixou o Morumbi no último sábado derrotado pelo arquirrival São Paulo (2 a 0).

“No ano passado, perdemos também nas duas primeiras que jogaram fora. Foi contra a Ponte Preta e aqui para o São Paulo também. Na sequência, o time se recuperou bem, e nós encontramos a equipe ideal. Quem sabe não seguimos o mesmo caminho neste ano”, declarou Cuca.

Outro fator também faz o treinador crer em um cenário parecido. Assim como neste ano diante do Vasco, o Palmeiras abriu a campanha do título com goleada sobre o Atlético-PR no Allianz Parque. O placar de 4 a 0 foi o mesmo diante de vascaínos e atleticanos.

No ano passado, o Palmeiras embalou uma sequência de seis partidas de invencibilidade depois de perder pela segunda vez fora de casa. Em 2017, o segundo revés veio na terceira rodada, já que a equipe atuou por duas vezes consecutivas longe do Allianz Parque.

“Tem de saber perder e administrar a derrota para buscar a vitória. Não dá para ganhar todas. É ruim perder clássico, muito ruim. Parabéns ao São Paulo, mas a nossa vida segue. (...) Nossa sequência é dura e é boa, porque estamos envolvidos em muitas condições. Agora tem que levantar e ir para a frente”, recomendou o treinador.

A equipe, que realizou uma campanha de campeão acima da média (80 pontos), perdeu apenas mais quatro jogos até o final da temporada. Para repetir a trajetória do ano passado e começar a embalar como favorito ao título, Cuca e companhia encararão justamente um dos algozes na última temporada.

O próximo adversário do Palmeiras é o Atlético-MG, único clube a superar o campeão brasileiro no Allianz Parque durante a Série A em 2016 – 1 a 0. Uma vitória surge como fundamental para a equipe não se desgarrar das primeiras colocações neste início de competição.