Topo

Márcio Araújo e Rafael Vaz viram símbolos de instabilidade no Flamengo

Rafael Vaz e Márcio Araújo enfrentam resistência severa da torcida do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Rafael Vaz e Márcio Araújo enfrentam resistência severa da torcida do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2017 04h00

O Flamengo se mostrou um time instável a partir da eliminação na primeira fase da Copa Libertadores. A segurança vista em outros momentos deu lugar a um Rubro-negro que coleciona falhas defensivas, tem dificuldade para definir os jogos e se mostra pressionado para dar a volta por cima. A dupla Rafael Vaz e Márcio Araújo virou símbolo do momento de transição.

O vexame na competição continental só fez aumentar a resistência da torcida em relação ao zagueiro e ao volante. Os dois jamais gozaram de tranquilidade desde que chegaram ao Flamengo, pois sempre foram vistos com desconfiança pela maioria dos torcedores.

Apesar dos momentos positivos recentes - Vaz em parte do ano passado e Márcio Araújo na reta final do Campeonato Carioca -, os dois colecionam algumas atuações questionáveis e são uma espécie de termômetro na relação entre torcida e equipe.

Eles lidam com vaias em certos jogos e campanhas intensas nas redes sociais pedindo as respectivas saídas do time titular e até do clube. Em uma equipe que tenta se reencontrar e mostra instabilidade, a pressão em cima dos jogadores aponta para lances discutidos diversas vezes.

As falhas de Rafael Vaz na sofrida classificação contra o Atlético-GO na Copa do Brasil, por exemplo, irritaram bastante os torcedores, assim como a atuação de Márcio Araújo diante do Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro. O camisa 8 errou lances infantis e quase entregou um gol para o adversário, que só foi neutralizado por conta da boa defesa de Muralha.

Em um momento desfavorável, a linha entre excesso de confiança e displicência se torna cada vez mais tênue. Rafael Vaz e Márcio Araújo vivem mais um momento delicado e tentam reencontrar os elogios. Se tiverem êxito, o Flamengo poderá minimizar os problemas e encurtar o caminho para a estabilidade.

Nas três rodadas do Campeonato Brasileiro, Rafael Vaz tentou 27 lançamentos - errou 15 e acertou 12. O zagueiro obteve apenas um desarme, sendo o 12º neste fundamento no Flamengo. Já Márcio Araújo desarmou apenas quatro vezes e acertou três lançamentos dos seis tentados. Os números são do Footstats.

Veja algumas reações dos rubro-negros no Twitter sobre a dupla: