Topo

Corinthians ostenta melhor marca dos clássicos contra o 'zerado' Santos

Corinthians treina na véspera do clássico com o Santos, marcado para Itaquera - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Corinthians treina na véspera do clássico com o Santos, marcado para Itaquera Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e em Santos

03/06/2017 04h00

No início do ano, azarão. Agora, favorito. No clássico deste sábado contra o Santos, em Itaquera, o Corinthians experimenta uma nova condição nos duelos regionais, o primeiro de Fábio Carille neste Campeonato Brasileiro. Os números e o retrospecto, sobretudo, é que colocam o favoritismo ao lado dos donos da casa.

Nos clássicos de 2017, o Corinthians é o time de São Paulo que teve o melhor retrospecto. São três vitórias, dois empates e nenhuma derrota - um dos triunfos foi justamente sobre o Santos, por 1 a 0, no Paulistão.

E qual o pior? O próprio Santos. Nos três duelos contra os rivais, a equipe santista não conseguiu sequer um empate e saiu com derrotas em todos. A situação aumenta a pressão sobre Dorival Júnior, que corre riscos na Vila Belmiro caso sofra mais um revés.

Santos - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Santos persegue primeiro triunfo em clássicos do ano
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Questionado sobre os reflexos desse novo panorama, o treinador Fábio Carille negou influência. "Não muda nada. A minha ideia, a linha de trabalho, independentemente dos comentários, vai seguir. Não trago isso [para o dia a dia]. Mesmo quando não era favorito nos jogos, eu não trouxe isso para o jogo. É o trabalho de dia a dia, é a mesma ideia, é convicção, não vou mudar a forma de pensar", declarou na sexta.

Se não bastassem todos os números da temporada, o Santos também precisa lidar com seu retrospecto complicado em Itaquera. Desde a fundação da Arena Corinthians, conseguiu apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas. Além de tudo isso, Dorival tem os desfalques de Zeca e Lucas Lima, que dão lugar a Copete e, possivelmente, Vladimir Hernández - Jean Mota e Longuine correm por fora.

Em termos de desfalques, o Corinthians tem menos problemas. O único titular ausente é Balbuena, que machucado dá lugar a Pedro Henrique.

Ficha Técnica
CORINTHIANS x SANTOS

Data e horário: 03/06/2017, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (todos do RS)

Corinthians: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Treinador: Fábio Carille.

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Copete; Renato e Thiago Maia; Vladimir Hernández (Jean Mota ou Longuine), Vitor Bueno e Bruno Henrique; Ricardo Oliveira. Treinador: Dorival Júnior.