Topo

Grêmio luta para 'futebol maravilhoso' não atrapalhar contra o Vasco

Renato Gaúcho evita euforia dos jogadores do Grêmio, mas elogia: "até cego vê" - REUTERS/Edison Vara
Renato Gaúcho evita euforia dos jogadores do Grêmio, mas elogia: "até cego vê" Imagem: REUTERS/Edison Vara

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/06/2017 04h00

Renato Gaúcho, sem falsa modéstia, é claro ao afirmar: 'o Grêmio está jogando um futebol maravilhoso'. Depois de ver sua equipe sobrar contra o Fluminense na Copa do Brasil, o técnico tricolor quer que isso não atrapalhe diante do Vasco, neste domingo, às 16h (de Brasília), pelo Brasileiro.

Parece contraditório, mas ser badalado e disputar partidas tão boas pode incomodar de alguma forma, na visão do treinador. A estratégia do comandante é evitar que os jogadores relaxem ao acreditar que o time está jogando o suficiente para bater qualquer adversário.

"Grêmio vem de apresentações muito boas, mas não vai subir para a minha cabeça. E não vai subir para cabeça deles, pode ter certeza. É um tema para o vídeo amanhã. Meu grupo é bom, é fechado, é um grupo maravilhoso. São jogadores que trabalham e escutam bastante. Lógico que vamos ter altos e baixos, mas não vamos deixar subir à cabeça essa história de melhor do Brasil, como muitos dizem por aí", disse Portaluppi.

Para conter a euforia do elenco e da torcida, o primeiro passo é o diálogo. Primeiro publicamente e depois nos bastidores, o técnico gremista tenta manter a 'corda esticada', mas não sem elogiar os jogadores.

"Eu concordo com vocês [jornalistas] quando falam que o Grêmio está jogando um futebol bonito. Está bonito mesmo. Mas não vai subir à cabeça. Temos de continuar trabalhando, fazendo o máximo possível para buscar vitórias. Até um cego vê que o Grêmio vem jogando um futebol maravilhoso, mas isso não quer dizer nada. O objetivo é ganhar. Não garante título. O Grêmio tem as mesmas chances que as outras equipes. Não somos melhores e nem piores que ninguém. Viemos jogando muito bem, mas falta bastante coisa pela frente", afirmou.

Antes do duelo contra o Vasco, o treinador chamou o elenco para evitar o 'salto alto'. Quer que sua equipe esqueça a atuação diante do Flu ou mesmo os bons jogos na Libertadores e no Brasileiro.

"Lá atrás, quando eles estavam sendo criticados, não deixei entrar na cabeça deles. Como agora vou falar que não vamos ser campeões disparados. Eles são bons, têm boa cabeça e vão entender. No futebol a gente sabe que, se ganha, é o melhor. Se não ganha, é ruim. Pela experiência, vacino bem o meu grupo", salientou.

Os números respaldam o otimismo azul, branco e preto. Nos últimos seis jogos, cinco vitórias. Sendo que a única derrota foi quando o time reserva foi usado, diante do Sport. Os titulares perderam a última vez só há mais de um mês.

GRÊMIO X VASCO
Local
: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Hora: 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel), Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

Vasco
Martín Silva; Paulão, Jean e Breno; Gilberto (Madson), Wellington, Douglas, Mateus Pet, Kelvin e Henrique; Manga Escobar (Luís Fabiano)
Técnico: Milton Mendes