Topo

Grêmio se aproveita de pênalti 'infantil', bate o Vasco e cola nos líderes

Do UOL, em Porto Alegre

04/06/2017 17h51

O Grêmio teve dificuldades para furar a boa postura defensiva do Vasco. Mas conseguiu. Neste domingo (04), se aproveitando de um pênalti infantil cometido por Wellington, o Tricolor fez 2 a 0, na Arena, pela quarta rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Grêmio atingiu os 9 pontos na classificação. Pelos critérios de desempate, é terceiro colocado do Brasileiro, apenas um ponto atrás de Chapecoense e Corinthians. Já o Vasco soma 6 pontos e ocupa a 10ª posição.

O lance que 'abriu' a boa formação defensiva do Vasco, que até então controlava o Grêmio, ocorreu aos 38 do primeiro tempo. Um escanteio cobrado por Luan sequer encontraria Pedro Geromel, que corria em direção à bola. Foi quando Wellington esticou a perna e passou uma rasteira no gremista. Sandro Meira Ricci viu e marcou, Barrios transformou em gol. No segundo tempo, o Vasco foi para cima, deu espaço e nos acréscimos Luan fez o segundo. 

Na próxima rodada, o Grêmio encara a líder Chapecoense, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena Condá. Já o Vasco recebe o Corinthians no mesmo dia o horário.

Lucas Barrios mantém boa fase

Os números de Lucas Barrios impressionam. No Grêmio, o argentino naturalizado paraguaio marcou o 12º gol em 19 partidas, sendo que em muitas delas não jogou os 90 minutos. A média aponta mais de um gol por jogo, levando-se em conta apenas o tempo em que ele esteve em campo. No segundo tempo, foi substituído e recebeu aplausos da torcida. 

Malandragem deu errado: Wellington comete pênalti infantil

Uma cobrança de escanteio deixa todos olhando para cima. A bola alçada é acompanhada por defensores e atacantes, cada um com seu objetivo. Com isso em mente, Wellington tentou ser 'malandro'. Esticou a perna quando Pedro Geromel corria, derrubou o gremista. Não contava ele com Sandro Meira Ricci, que viu e marcou, colocando o meio-campista como vilão do jogo.

Seis vitórias seguidas: Grêmio titular impressiona

Os números impressionam. Quando usou titulares, o Grêmio só venceu nos últimos seis compromissos. A série de conquistas se consolidou com 15 gols marcados e apenas um sofrido. O time gaúcho só não tem 100% de aproveitamento no Brasileirão pois usou reservas diante do Sport e perdeu. Ciente disso, antes do jogo, Renato Gaúcho disse que 'até cego vê que o Grêmio joga um futebol maravilhoso'. 

Grêmio não acha caminho e lucra com pênalti

O Grêmio não achava o caminho. Com Vasco bem fechado, as conhecidas trocas de passes do Tricolor ficaram sem espaço. Reflexo disso foi a raridade de chances de gol. Eventuais momentos em que o time gaúcho frequentou a região de arremate acabaram com conclusões para fora. Martín Silva havia trabalhado apenas para intervir em um lançamento até um lance infantil. Em cobrança de escanteio, Pedro Geromel corria para tentar o cabeceio e Wellington esticou a perna derrubando-o. Não contava o volante, porém, com o bom posicionamento de Sandro Meira Ricci, que marcou pênalti. Com uma pancada no meio do gol, Lucas Barrios deixou tudo mais fácil.

Caminho fechado: aplicação é arma do Vasco

O Vasco foi um time muito aplicado. Milton Mendes havia avisado durante a semana que estudou detalhadamente o Grêmio. E isso foi visto em campo. Os visitantes fecharam totalmente as alternativas ofensivas dos locais. Acostumado a trocar passes, o Grêmio não encontrou espaços entre as linhas vascaínas. Fechado, o time carioca até criou algumas oportunidades com Paulão e Manga Escobar. Teve menos posse de bola, mas foi seguro em suas movimentações.

Vasco abre mão da defesa e iguala o jogo, mas sofre

No segundo tempo, o Vasco abriu mão da postura defensiva. Atrás no marcador, o time carioca saiu para o ataque e passou a empilhar escanteios. Chances, porém, foram poucas. A maioria das jogadas acabou em conclusões de fora da área ou mesmo a defesa gremista afastando antes da tentativa final. Foi a vez do Grêmio usar o contra-ataque. E assustar em alguns momentos. Tanto que nos acréscimos Luan marcou o segundo e deu números finais ao jogo. 

FICHA TÉCNICA PADRÃO
GRÊMIO 2 X 0 VASCO


Data: 04/06/2017 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
Renda: R$ 782.574,00
Público: 24.644 (total) 
Cartões amarelos: Cortez (GRE), Barrios (GRE); Gilberto (VAS), Wellington (VAS), Nenê (VAS); 
Gols: Lucas Barrios, do Grêmio, aos 38 minutos do primeiro tempo; Luan, do Grêmio, aos 46 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur (Gastón Fernández) , Ramiro (Edílson), Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios (Maicon).
Técnico: Renato Gaúcho

VASCO
Martín Silva; Paulão, Jean (Nenê) e Breno; Gilberto, Wellington, Douglas, Mateus Pet (Guilherme), Kelvin e Henrique; Manga Escobar (Tales).
Técnico: Milton Mendes