Topo

Para Mancini, sucesso do modelo de jogo da Chape começa pelo goleiro

Do UOL, em São Paulo

04/06/2017 21h30

Jandrei é um dos pilares do sistema de jogo da Chapecoense. A líder do Campeonato Brasileiro venceu o Cruzeiro por 2 a 0 neste domingo (4) com boa atuação do goleiro, que contribuiu não só com defesas, mas também armando o jogo. O técnico Vagner Mancini é que explica como isso é possível.

“Com o Jandrei, a equipe ganha a saída de bola, ganha um cara que bate muito bem na bola e tem o lançamento quando a equipe está apertada”, elogia o treinador. “Quando a bola é recuada ao Jandrei, o adversário tem que se esticar em campo para dar pressão. Quando ele se estica, o campo fica aberto e, se o meio-campo souber aproveitar, chega rapidamente à frente. Isso foi visto várias vezes no jogo de hoje”, analisa Mancini.

A Chape foi reativa na maior parte da partida, principalmente após abrir dois gols de vantagem. Teve menos posse de bola (41%) e trocou menos passes que o Cruzeiro (266 contra 458), mas mesmo assim foi mais perigosa e poderia ter saído do Mineirão inclusive vencendo por mais gols.

“A segurança defensiva faz com que você tenha um equilíbrio maior”, explica Mancini. “Estamos falando de uma equipe que teve bastante equilíbrio em campo, que foi muito bem arrumada taticamente e por isso venceu a partida”, resume o treinador alviverde.

Com a vantagem, os visitantes tiveram a partida que queriam no Mineirão, moldada ao estilo de jogo da equipe catarinense. Podendo jogar no contra-ataque, agrediu bastante o time da casa com jogadas cada vez mais verticais. “O Cruzeiro teve que correr atrás da Chape e teve muito desgaste por causa disso. Foi uma grande partida, vimos a Chapecoense jogando de forma solidária, com a parte tática bastante definida”, enaltece o treinador, dizendo-se satisfeito "não só por vencer um adversário fortíssimo, mas também pelo futebol apresentado".