Topo

Robinho volta ao Cruzeiro e reencontra time mudado em todos os setores

Robinho está de volta ao Cruzeiro e vai ficar no banco de reservas neste domingo - Thomas Santos/AGIF
Robinho está de volta ao Cruzeiro e vai ficar no banco de reservas neste domingo Imagem: Thomas Santos/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

04/06/2017 04h00

Robinho será uma das novidades do Cruzeiro na partida contra a Chapecoense, neste domingo. Um dos principais jogadores do time nos primeiros meses do ano, o meia se ausentou por mais de dois meses devido a uma lesão de grau três no músculo posterior da coxa direita. Hoje recuperado, o jogador ficará no banco de reservas pela primeira desde seu retorno. Na volta, contudo, reencontrará um time um pouco diferente daquele em que ele se tornou destaque.

Os adversários eram inferiores tecnicamente nos primeiros meses do ano, mas quando Robinho esteve em campo o Cruzeiro entrou em campo por 14 vezes e venceu 12, incluindo um clássico, empatando outras duas. Após a saída dele, o time sofreu, perdeu outras peças importantes e viu os resultados caírem. Dos 17 compromissos seguintes, o clube triunfou em oito, empatou seis e conheceu suas primeiras três derrotas.

O último jogo de Robinho aconteceu no dia 19 de março. Na ocasião, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com a Tombense, em jogo válido pela oitava rodada do Estadual. Substituído ainda no primeiro tempo por causa da lesão, o meia viu sua equipe sofrer o empate que custaria, rodadas depois, a liderança da primeira fase. Fora das decisões, Robinho ainda fez muita falta ao Cruzeiro principalmente nas finais contra o rival Atlético, adversário conhecido e contra quem o atleta já tinha se destacado em partidas anteriores. Além da frustração no Mineiro, Robinho ainda precisou acompanhar de longe a eliminação precoce na Copa Sul-Americana, dias mais tarde, desta vez para o Nacional-PAR, ainda pela primeira fase da competição.

As peças dentro de campo também não são as mesmas desde que Robinho saiu da equipe e o time hoje conta com pelo menos uma mudança em cada setor. A começar pelo gol, agora novamente defendido por Fábio. Ainda na defesa, Dedé não tinha voltado de lesão e Manoel também não tinha se machucado. Nas laterais, apenas Diogo Barbosa segue firme de um lado, mas pela direita já passaram Ezequiel, Mayke e Romero. Mais à frente, Hudson parece ter conquistado uma vaga ao lado dos pilares Henrique e Cabral, o que desfaz o quarteto ofensivo. Thiago Neves recuperou sua vaga, mas Sóbis e Arrascaeta já não figuram mais entre os onze iniciais.

Neste domingo, Robinho deverá começar a partida no banco de reservas. Em relação ao time que enfrentou a Chape no meio de semana, a equipe ainda deve ganhar outra mudança, com a volta de Rafael Marques como referência no ataque.

CRUZEIRO x CHAPECOENSE

Motivo: 4ª rodada, Brasileirão 2017
Data/Hora: 04/06/2017, às 19h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Claudio Francisco Lima (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fabio Pereira (TO)

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Kunty Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral e Hudson; Thiago Neves, Alisson e Rafael Marques. Técnico: Mano Menezes.

CHAPECOENSE: Jandrei, Apodi, Douglas Grolli, Victor Ramos e Reinaldo; Luiz Antônio, Andrei Girotto e Seijas; Rossi, Wellington Paulista e Arthur. Treinador: Vagner Mancini.