Topo

Contra sondagens de MG e SP, Coritiba quer 25 mil associações por Galdezani

Coxa apela aos torcedores: 25 mil sócios para comprar Galdezani - Comunicação CFC
Coxa apela aos torcedores: 25 mil sócios para comprar Galdezani Imagem: Comunicação CFC

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

05/06/2017 18h02

Aproximadamente R$ 3 milhões de reais, ou pouco mais que uma folha mensal de todo o departamento de futebol do Coritiba: é o que o Coxa terá de desembolsar até outubro próximo para comprar em definitivo os direitos do meia Matheus Galdezani – ou Gal-Zidane, para os mais empolgados coxas-brancas – jogador que chamou a atenção nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Com o orçamento apertado, só resta ao Coxa apelar para seu maior parceiro.

“Se os nossos aficionados vierem, é possível. Temos cerca de 2 mil que deixaram de pagar recentemente. É só voltarem”, comentou o vice-presidente alviverde Gilberto Griebeler. Hoje, o Coxa tem aproximadamente 20 mil sócios, o que corresponde a 17% da renda anual do clube. A meta é chegar a 25 mil e poder fazer o investimento sem passar aperto financeiro. Recentemente o Coritiba solicitou antecipar receitas em seu acordo com a Caixa Econômica Federal para quitar débitos de direitos de imagem. Para contratar Galdezani, o clube não quer precisar de outro fiador que não seja seu corpo associativo.

“Eu entendo que o momento da renovação é agora. Ele está dando resultado, todos os clubes começam a olhar. O Coritiba tem a opção e vai exercer, mas para isso não temos orçamento. A dificuldade é grande. Para contratarmos sem loucura é importante que, se ele (o torcedor) vier nessa proporção, não nos altera nada no orçamento e eu posso comprar o jogador que vai dobrar de valor”, explicou. Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo, Santos e Corinthians já sondaram os donos dos direitos do atleta, o Mirassol. “É mais que uma folha mensal. Não tem como tirar da noite pro dia. Nos programamos para pagar em dia, 13º, tudo certinho. Para desencaixar um volume destes, precisa dos nossos torcedores. Nos ajudem a contratar o Galdezani”, convocou o dirigente.

O Coxa já chegou a ter 30 mil sócios entre 2011 e 12, nas duas finais que fez na Copa do Brasil. “O pessoal se empolga e vai, como agora que ganhamos os Atletibas. A torcida é aficionada mas motivada por bons resultados. E é nessa esteira que estamos na campanha”, disse Griebeler, que também falou sobre o zagueiro Márcio, autor do gol da vitória sobre o Atlético-PR no último sábado e que também está com contrato de empréstimo no Coxa, este com o Atibaia-SP: “O Márcio é compromisso meu. Até outubro desejo compra-lo. É um valor menor, economizando aqui e ali não vamos deixar passar.”