Topo

Lesões, convocações e cansaço: Avaí testa força do elenco do Atlético-MG

Fábio Santos disputou 28 dos 30 jogos do Atlético-MG na temporada 2017 - Thomás Santos/AGIF
Fábio Santos disputou 28 dos 30 jogos do Atlético-MG na temporada 2017 Imagem: Thomás Santos/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/06/2017 04h00

O Campeonato Brasileiro está apenas na quinta rodada, mas a maratona de jogos já tem cobrado seu preço em todos os clubes. Lesões, convocações e muito cansaço dificultam o trabalho dos técnicos, que nem sempre podem contar todos os atletas. Situação que não é diferente no Atlético-MG. Nesta quarta-feira a equipe alvinegra recebe o Avaí, às 19h30, no Independência, com um time bastante modificado.

Daquela equipe considerada como a titular, vão ser pelo menos quatro baixas diante do time catarinense. Lesionados, o lateral direito Marco Rocha, o zagueiro Leonardo Silva e o volante Adilson sequer foram relacionados. Assim como Cazares, que vai disputar dois amistosos pela seleção do Equador. Número que pode aumentar caso Fábio Santos seja preservado.

“Tenho conversado bastante com o pessoal da fisiologia, pois não adianta querer ajudar demais e acabar trabalhando. Mas na hora certa vai acontecer e temos elenco para isso”, explicou o lateral esquerdo, que, em minutos, é o jogador que mais atuou pelo Atlético na temporada 2017.

Se a sequência de pelo menos dois jogos por semana tira alguns titulares de ação, é momento para que jogadores reservas aproveitem a oportunidade. Diante do Avaí, quem vai receber a primeira chance desde o início é o meia Valdívia.

“O Valdívia é um jogador que está chegando agora e foi acolhido de braços abertos aqui no Galo. Entrou muito bem no segundo tempo contra o Palmeiras. E a gente espera que o mais rápido possível ele possa entrar no ritmo físico, pois qualidade ele tem”, analisou Robinho, que pela primeira vez vai atuar ao lado do camisa 20, pois contra o Palmeiras foi ele que saiu para a entrada de Valdívia.

Em alguns casos o elenco do Atlético tem justificado a fama de ser apontado como um dos melhores do país. O zagueiro Felipe Santana é um exemplo. Substituto do capitão Leonardo Silva, ele foi destaque no número de bolas roubadas nas últimas duas partidas, contra Paraná e Palmeiras.

Falta ao elenco do Atlético conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Depois de tropeços seguidos dentro de casa, perder pontos para o Avaí é algo que não passa pela cabeça dos jogadores. A vitória é tratada como obrigação, para quem entrou no Brasileirão como um dos candidatos ao título.

“Estamos no começo do Brasileiro, mas já passamos de 20 jogos na temporada. É difícil manter o ritmo em todas as partidas, ainda mais aqui no Galo, que a média etária é um pouco maior. Além da competitividade de todas as equipes. Mas pouco a pouco vamos crescer e vamos engrenar. Nosso objetivo é brigar lá em cima e vamos brigar”, completou Robinho.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AVAÍ

Data: 07 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

ATLÉTICO-MG: Victor, Alex Silva, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos (Danilo); Rafael Carioca, Yago, Elias e Valdívia; Robinho e Fred.
Técnico: Roger Machado.

AVAÍ: Kozlinski, Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Simião e Juan; Marquinhos, Diego Tavares (Denilson) e Romulo.
Técnico: Claudinei Oliveira.